Livro: "Dicionário Laban"
SINOPSE:
Com o passar do tempo, fui sentindo necessidade de realizar uma prática teórica mais sistematizada sobre o método de Rudolf Laban. Havia muitas publicações, mas tudo em Inglês. Após anos de prática destes conceitos no corpo, percebi a importância de tornar este instrumental mais acessível.Há na língua inglesa muitos glossários sobre os conceitos de Laban e trabalhos muito importantes na nossa língua, porém esta reunião mais global da terminologia de Laban não tinha sido feita até agora.Laban criou uma terminologia que permite uma ampla e criativa experimentação, nos ajuda a verbalizar o movimento e de fácil compreensão. Laban pode parecer complicado, mas, as ações corporais – v. ação (nº 1), por exemplo, são um convite à dança e ao movimento de uma forma muito simples. Ações são: correr, parar, cair, rolar e por aí vai. Todos nós sabemos fazer ações e elas se tornam dança!Uma ação (andar, pular, sacudir, torcer, etc.) é sempre esforço, tem esforço, é com esforço. Há, portanto, um esforço para qualidades dos fatores de movimento fluência, espaço, peso e tempo v. fator de movimento (nº 85). E assim, a cada vez, a ação se realiza de uma maneira ou de outra, pois pode haver um esforço (uma qualidade de movimento – v. qualidade do esforço nº. 149) diferente a cada momento. Imaginemos quantos modos há de andar, dependendo da nossa atitude, que sempre depende de como nos sentimos em relação a algo que nos afeta.Penso que este dicionário cumpre o objetivo de auxiliar a leitura dos livros de Laban. Ao encontrar, por exemplo, os conceitos de níveis, planos, ou corêutica você pode consultar o dicionário e ter uma explicação. Apresento também aqui alguns diagramas da labanotation. v. labanotation (nº 114).Outro objetivo é o de também introduzir a Laban. A leitura de Laban (e também a de vários estudiosos da dança e do movimento) é como estudar música. Não dá para tocar sem um instrumento. Portanto, não dá para saber Laban só lendo, precisamos estudar com corpo. Assim, este dicionário não prescinde da prática. Ele pretende ser um convite para a prática e para a busca dos livros de e sobre LabanO Dicionário Laban também propõe e tenta mostrar diferentes maneiras de empregar e criar movimentos. Ele tem sido usado em cursos com professores de Artes nos níveis escolares, com dançarinos e bailarinos profissionais e estudantes de dança, em aulas de criação artística, com crianças, adolescentes e jovens, com adultos leigos, atores, com p
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Dicionário Laban de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Dicionário Laban de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Dicionário Laban
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Teimosia: Sonatina em Mi
- Revista PBMAG #4: Revista de Fotografia Preto e Branco
- Tchaikovsky para a Flauta: 10 peças fáciles para a Flauta livro para principiantes
- Histórias do cais
- Leonardo da Vinci e o feminino
- Inspirando pessoas a sonhar grande
- Cinema, representação e relações de gênero
- A estrada autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna
- Núcleo de dramaturgia SESI-British Council: 8ª Turma Volume 1 (Núcleo da Dramaturgia)
- Boogie and Blues Piano Fácil – Vol. 3
- Insone
- A Imagem Corporificada: Imaginação e Imaginário na Arquitetura