Livro: "Diretório de Culto de Westminster: Um Diretório para o Culto Público a Deus nos Três Reinos: Inglaterra, Escócia e Irlanda"
SINOPSE:
Nosso desejo com este documento histórico é ver a importância da relação entre o que Deus requer de nós e nossa resposta na adoração. Cremos que este Diretório nos ajudará a refletir sobre o culto que estamos apresentando diante de Deus e que deve ser regulado unicamente pelas Escrituras.
Em meio a uma igreja esquecida das palavra de Jesus quando disse “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mc 7:7), alguns poucos, na nossa pátria começam a manifestar um interesse mais profundo e teológico (não apenas tradicional, mas piedoso) por mudanças na liturgia. Esses veem a necessidade de uma adoração mais simples e pura que não obscureça “o testemunho da obra de Deus na oração, louvor, palavra e sacramento”. Além disso, esperamos despertar a liderança para uma “reavaliação do material bíblico e do que foi legado pelos pais da igreja, à luz de uma reflexão nova sobre a obra do Espírito Santo, a natureza da igreja, e seu culto comum”.
Em 12 de junho de 1643, o Parlamento sancionou um decreto intitulado “Convocação dos Lords e Comuns do Parlamento para a Convocação de uma Assembleia de Teólogos e outros com vistas a serem consultados pelo Parlamento para estabelecimento do Governo e Liturgia da Igreja da Inglaterra e purificação da Doutrina da dita igreja das falsas aspersões e interpretações”. Em 12 de outubro passaram à preparação de um Diretório de Governo, Culto e Disciplina. A Assembleia de Westminster esteve reunida durante cinco anos, seis meses e vinte dois dias. Chegou a marca de 1163 sessões. No final havia redigido os documentos: A Confissão de Fé, o Catecismo Maior; o Breve Catecismo; o Diretório de Culto Público; a Forma de Governo de Igreja e Ordenação e um Saltério.
Temos na língua portuguesa os três primeiros. Muitos nos perguntavam pelo Diretório de Culto que muitas vezes é citado em conferências, especialmente quando está em jogo a questão da liturgia, em particular, a pregação. Agora publicamos pela primeira vez em língua portuguesa este documento redigido por grandes teólogos calvinistas e aceito pelo Parlamento Inglês (1648).
Nossa pretensão com essa publicação não é de levar às igrejas uma sugestão de modelo litúrgico para nossos dias, mas apresentar um documento histórico que revela o zelo, preocupação e amor por parte da igreja (do Reino Unido) com a forma de se cultuar a Deus. Será que hoje existe essa preocupação? Ou as igrejas estão cultuando a Deus da forma como bem entendem, como fruto da imaginação dos homens?
Nosso desejo com este documento histórico é ver a importância da relação entre o que Deus requer de nós e nossa resposta na adoração. Cremos que este Diretório nos ajudará a refletir sobre o culto que estamos apresentando diante de Deus e que deve ser regulado unicamente pelas Escrituras.
Em meio a uma igreja esquecida das palavra de Jesus quando disse “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mc 7:7), alguns poucos, na nossa pátria começam a manifestar um interesse mais profundo e teológico (não apenas tradicional, mas piedoso) por mudanças na liturgia. Esses veem a necessidade de uma adoração mais simples e pura que não obscureça “o testemunho da obra de Deus na oração, louvor, palavra e sacramento”. Além disso, esperamos despertar a liderança para uma “reavaliação do material bíblico, e do que foi legado pelos pais da igreja, à luz de uma reflexão nova sobre a obra do Espírito Santo, a natureza da igreja, e seu culto comum”.
Esperamos que isso aconteça com a graça de Deus.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Diretório de Culto de Westminster: Um Diretório para o Culto Público a Deus nos Três Reinos: Inglaterra, Escócia e Irlanda de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Diretório de Culto de Westminster: Um Diretório para o Culto Público a Deus nos Três Reinos: Inglaterra, Escócia e Irlanda de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Diretório de Culto de Westminster: Um Diretório para o Culto Público a Deus nos Três Reinos: Inglaterra, Escócia e Irlanda
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Mariologia social: O significado da Virgem para a Sociedade (Teologia Sistemática)
- #LideraJovem: Um super manual que aborda todo o universo dos Lideres de Jovens!
- Os Sete Inimigos da Promessa: Uma jornada com deus
- O Enigma Da Ilha
- Ascensão e queda de Adão e Eva
- Sobre o bem e o mal
- Devocionário ao Pai das Misericórdias
- Entrevista com Jonas
- Rezar os Salmos hoje: a lei orante do povo de Deus
- Nutrindo sua essência
- Iluminação Diária
- O Avivamento de Azusa: Dando Liberdade ao Espirito Santo, Sinais, Maravilhas & Milagres