Livro: "Dossiê Globo – Uma Biografia"

SINOPSE:

O império de comunicação criado por Roberto Marinho tem como objetivo principal, além da prosperidade financeira, situar-se como uma espécie de poder paralelo no Brasil, tentando, muitas vezes com absoluto sucesso, manipular a opinião pública em direção ao perfil ideológico e aos interesses específicos do grupo Globo.
Desde a sua fundação o jornal O Globo teve a pretensão de ditar os caminhos pelos quais o Brasil deveria trilhar na política. Bastante conservador e enxergando o comunismo em todos os cantos, o jornal que Roberto Marinho herdou ainda bastante jovem, sempre procurou interferir em importantes episódios da política do país.
O apoio incondicional ao golpe de Estado de 1964 e a defesa enfática da ditadura militar foram fatores cruciais para a ascensão das organizações Globo.
Acordos com grandes grupos estrangeiros, como o caso da união espúria com a Time-Life, que incluíam altos valores em dólares e contrariavam a Constituição Federal vigente à época, não sofriam nenhuma restrição da ditadura militar.
A aquisição da TV Paulista, que se constituiu no lucrativo braço paulista da Rede Globo foi um negócio coberto por acusações de fraude contra os antigos acionistas, assembleias forjadas e outras irregularidades.
O episódio conhecido como Caso Proconsult, uma tentativa de fraude eleitoral na divulgação dos resultados das eleições de 1982, para impedir que o candidato de esquerda, Leonel Brizola, desafeto das Organizações Globo, fosse considerado vencedor das eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro, contra o candidato apoiado pela ditadura, é um das manchas que marcam a história da imprensa dirigida pro Roberto Marinho.
Com a ditadura chegando ao fim, o proprietário das organizações Globo se aproximou dos novos donos do poder, o que acabou possibilitando a ele adquirir, de modo extremamente vantajoso, o controle da NEC do Brasil, empresa fabricante de equipamentos de telecomunicações que era a principal fornecedora do governo na área.
Em 1989, no segundo turno das eleições presidenciais entre o candidato Fernando Collor, apoiado pelas organizações Globo, e o candidato da esquerda, Luís Inácio Lula da Silva, o Jornal Nacional fez uma edição do debate que, até hoje, é considerada um escândalo do jornalismo manipulador.
Com a finalidade de atingir seus intentos, Roberto Marinho aliou-se a setores sórdidos da política nacional, tentando eleger seus apadrinhados, derrubando governos constitucionais e legítimos e aliando-se a ditadores e assassinos, em favor de vantagens, muitas vezes, contrárias à Constituição Federal.
Esses fatos, e muitos outros do período de 1925 a 1989 estão narrados neste primeiro volume do Dossiê Globo – Uma Biografia.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Dossiê Globo – Uma Biografia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Dossiê Globo – Uma Biografia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Dossiê Globo – Uma Biografia

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: