Livro: "Duas Histórias de 22: Novos olhares sobre o Bicentenário de Independência"

SINOPSE:

Com a aproximação em curso do Bicentenário de Independência do Brasil, nosso país chega a uma encruzilhada. O retrocesso político e cultural no Brasil é uma piada de mau gosto com dimensões que ecoam para uma nova Idade Média. Eu senti que precisava escrever sobre aquilo. Tinha a chance também de ficar calado, mas isso não é oportunidade que se apresente. Eu tinha que fazer. Iria poder dizer tudo que precisava ser dito, ou quase, sob o pano de fundo do Bicentenário de Independência do Brasil. E assim, criei uma alegoria histórica para contar o caso do ladrão de galinhas na casa de Rui Barbosa (O Ladrão e o Jurista), aonde um tribunal é instaurado dentro do galinheiro para que durante uma madrugada de véspera dos primeiros cem anos de independência (1822-1922), Rui Barbosa falasse sobre a data histórica, enquanto julgava o ladrão de galinhas. Mas só esta história não bastaria. Precisava sangrar na carne. Falar dos meus pares e contextualizar a cultura como centro de observação, e tentar descobrir aonde foi que erramos. E praticamente em seqüência escrevi sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, coincidentemente o mesmo ano em que se passava a história anterior. Agora iria poder falar de cultura sob uma ótica que sublimasse meu posicionamento político, enxergando a contemporaneidade dentro de um fato histórico. E assim nasceu ‘Elucubrações Vazias’. Para este texto, lancei mão da conhecida polêmica, sobre a crítica do escritor Monteiro Lobato, para os Modernistas. Em que sobre uma exposição da pintora Anita Malfatti, disse que tais obras eram para estar expostas em um hospício, pois lá estariam entre os seus. Daí vem o título irônico para ‘Elucubrações vazias’, que em parte nos revela o quanto retrógrados ainda somos como povo. E o quanto atual o tema ainda pode ser, perto de completarmos duzentos anos de independência do Brasil. Ao finalizar o referido texto, surpresa maior, tive eu ao perceber, que as duas histórias se passam no mesmo emblemático ano de 1922. Daí para chegar ao título de ‘Duas Histórias de 22 – Novos olhares sobre o Bicentenário de Independência’, foi um pulo. Eis então em suas mãos as duas histórias na íntegra. E como gosto sempre de dizer em meus livros; Boa viagem!

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Duas Histórias de 22: Novos olhares sobre o Bicentenário de Independência de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Duas Histórias de 22: Novos olhares sobre o Bicentenário de Independência de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Duas Histórias de 22: Novos olhares sobre o Bicentenário de Independência

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: