Livro: "É Possível ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior"

SINOPSE:

O livro É Possível Ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior aborda o exercício da docência na educação superior sob o olhar do Pensamento Ecossistêmico, com possibilidade de descrever um bom professor. A problemática de pesquisa está em fazer a passagem de um professor para um bom professor, em instituições que ainda continuam disciplinares, sistematizadas e burocratizadas, de uma Universidade-Fruto (artesão, sistemático) para Universidade-Semente (artista e ecossistêmico). O questionamento deste estudo é como o Pensamento Ecossistêmico, pautado na complexidade e na transdisciplinaridade, poderia contribuir com uma pedagogia capaz de revelar bons professores. O Pensamento Ecossistêmico, concebido por Moraes (2004; 2020), e as dimensões do estímulo intelectual e do relacionamento interpessoal, de Lowman (2004), evidenciam o constructo teórico deste estudo. Foram realizadas pesquisas com 1009 alunos e oito professores de universidade brasileira e quatro professores de universidade canadense. Os principais resultados deste estudo evidenciaram achados importantes para a compreensão da figura de um bom professor na educação superior, tais como: os estudantes idealizam um bom professor com características homogêneas, independentemente da área de conhecimento; proposição de descritores de um bom professor para o exercício na educação superior; o estabelecimento de quatro categorias para a descrição e análise das entrevistas: perfil dos professores, como o professor se relaciona com os discentes, como o professor se relaciona com os conhecimentos e práticas educativas empreendidas pelo professor; os professores entrevistados apresentam aderência de suas práticas didático-pedagógicas aos elementos teóricos do Pensamento Ecossistêmico, o que os caracteriza de abordagem ecossistêmica, vinculando-os à figura de um bom professor; nova compreensão sistêmica entre os constructos teóricos deste livro, resultando, em suas conexões e relações, em uma abordagem complementar, entre o Pensamento Ecossistêmico e as dimensões do estímulo intelectual (relação com os conhecimentos) e o relacionamento interpessoal (relação com os discentes), subsidiando o agir pedagógico de bons professores; proposta de formação de professores para universidades, em iniciativas de Gestão por Competências, Programa de Educação Continuada e Programa de Reconhecimento de Professores.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro É Possível ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro É Possível ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro É Possível ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: