Livro: "Educação de Líderes – Diversidade, Identidade, Gênero & Modos de Existência em Ambientes Corporativos"

SINOPSE:

Talvez um dos maiores desafios que se impõem as empresas nos dias atuais resida em como formar lideranças no próprio interior do ambiente corporativo em função da grande rotatividade de pessoas e do alto custo que a formação em serviço implica. Constatação essa que aponta em direção a um modelo de gestão e formação de lideranças que se pauta muito mais na construção de conhecimentos a partir da realidade e das necessidades da própria empresa que passa também a ser produtora e detentora de uma base de conhecimento que é compartilhada com os novos quadros que nela ingressam. Diante desse cenário e da diversidade que compõem a população brasileira que, a partir de recortes diversos, se mostra extremamente heterogênea no que se refere a questões identitárias, culturais e de gênero, se faz necessário que, cada vez mais, essas dimensões que em grande parte se relacionam certos regimes de verdade dominantes sejam colocados em xeque com vistas a formar lideranças que sejam capazes de lidar com o diferente, com o diverso, com outros modos de existir, de ser e estar no mundo, que estão para além dos binarismos comuns a nossa sociedade ocidental euro centrada. É preciso pois, que no interior do ambiente corporativo, sejamos capazes de incorporar e incluir identidades e modos de existir que transitam e matizam identidades que estão para além das categorias fenotípicas derivadas de um olhar biologizante. Ou seja, que opera somente a partir de polos diametralmente opostos e mutuamente excludentes que não levam em conta outros modos de existir e outros regimes de verdade que estão para além do campo da biologia. Parte-se, portanto, neste estudo feito por Elaine Terceiro e Maria Regina Momesso, da premissa foucaultiana de que a realidade é, em primeira instância, uma construção discursiva e um jogo de relações de poder e saber. Contudo, essas construções e regimes de verdade tido como hegemônicos num dado momento do tempo não se faz de forma contínua e organizada como muito bem querem os historiadores, mas, é constituído de maneira dispersa e derivada – como um jogo de relações de verdades. Neste sentido, a presenta obra se destaca por explorar o modo como estas “verdades” têm sido negociadas e se tornado em elemento constituinte dos processos de subjetivação de colaboradores de grupos identitários estigmatizados a partir de práticas educativas e organizacionais comuns ao mundo corporativo de um mundo geral, mas que, mais recentemente, em função de ações e políticas de gestão pontuais levadas a cabo no interior de algumas empresas de grande porte tem provocado mudanças significativas no modo como esses sujeitos – até então tido como diferentes – têm sido incluídos no mundo corporativo a partir de um novo olhar e modo de pensar a educação corporativa e a formação de líderes para um mercado de trabalho e um mundo onde a diversidade e o respeito a diferença torna-se a pedra de toque da sociedade. Em razão do exposto e tendo como horizonte a busca por uma sociedade cada vez mais justa e igualitária onde todos os cidadãos, independemente de raça, cor, credo, religião, orientação sexual, modo de pensar e/ou existir etc., sejam respeitados em sua singularidade ontológica e daquilo que faz deles o que são. Sobretudo, a partir de pequenas ações e formações pontuais que tinham como objetivo promover a conscientização tanto de líderes quanto de funcionários ligados a essas lideranças acerca da inclusão e do lido com a diversidade de gênero, cultural e identitária tão comum em empresas possuem filiais espalhadas por diversos estados do Brasil. E, neste sentido, o livro nos leva a refletir o modo como, muitas vezes, nós mesmos, no nosso microcosmo, acabamos por tomar como verdadeiros regimes de verdade que são construídos em outros lugares e contextos sem, com isso, nos darmos conta que, muitas vezes, estamos a reproduzir ideias e modos de existir que não condizem com aquilo que somos e pensamos.Mauro Meirelles Doutor em Antropologia Social

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