Livro: "Educação e civilização na barbárie : considerações dialéticas a partir do conceito de trablaho (Educação e Cultura Livro 1)"

SINOPSE:

Apesar de compreender o papel potencializador da educação para o processo civilizatório, tanto a fortuna crítica que trata dessa temática como a experiência coletiva motivada pelas discussões com os alunos e alunas da graduação e da pós-graduação, conduzem a uma instigante tese matriz que orienta as reflexões e análises presentes no livro: um sujeito mais bem educado (em termos de educação formal/cultura letrada) não é garantia para a constituição de uma humanidade menos bárbara. A categoria trabalho é mediadora da reflexão que problematiza temáticas próximas. A análise segue esse fluxo de problematização sobre o vínculo entre o ser social, a educação e a cultura/civilização na barbárie. Isso porque, ainda que a cultura não seja uma entidade sacrossanta, ainda causa estranhamento o fato de que, no tempo presente (Zeitgeist – uma espécie de espírito do tempo), a violência e o comportamento violento têm sido lugar comum em quase todos os âmbitos da sociedade. A análise e a reflexão conduziram a escrita para um amplo e variado universo de questões que orbitam a temática. Na primeira parte, A dialética do trabalho e o conceito de cultura, aborda-se o conceito de cultura e a relação entre trabalho e barbárie, a partir da teoria crítica da sociedade; problematiza-se a ideia de que animais não humanos produzem cultura, bem como a tese de que haveria uma essência humana a priori, a partir da qual determinaria e seria responsável pelas escolhas existenciais do ser social. Ao longo do livro enfatizo que no âmbito do processo civilizatório há uma dinâmica, íntima e dialética relação entre a produção da cultura e a barbárie que a acompanha. Defendo a tese segundo a qual ambas são produções humanas, constitutivas da mesma e conflituosa realidade. Compreender esse dinâmico e contraditório processo é um primeiro movimento para se realizar uma possível reconciliação não forçada (ou negação determinada) do indivíduo com sua “natureza animal” e, dessa forma, ser possível minimizar a danificação do humano gestada pela própria civilização. Ao contrário da negação abstrata (ahistórica e não dialética), a negação determinada é o principal dispositivo que compõe a elaboração do passado (filogenético – da espécie sapiens) e histórico-social (do gênero Homo): tese defendida na segunda parte do livro, intitulada Cultura e educação: reconciliação autodeterminada com a natureza.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Educação e civilização na barbárie : considerações dialéticas a partir do conceito de trablaho (Educação e Cultura Livro 1) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Educação e civilização na barbárie : considerações dialéticas a partir do conceito de trablaho (Educação e Cultura Livro 1) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Educação e civilização na barbárie : considerações dialéticas a partir do conceito de trablaho (Educação e Cultura Livro 1)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: