Livro: "Educação e novas tecnologias: Linguagem, tradição e mundo comum"

SINOPSE:

Argumentamos que o elemento central da educação é a humanização na perspectiva de um mundo comum, tendo como pressuposto a linguagem enquanto diálogo com a tradição em que está em questão a nossa existência e seu sentido de ser uns com os outros. Dessa compreensão emerge a perspectiva da antropologia enquanto reflexão originária para pensar os desafios da educação e de seu sentido de ser na confluência de uma humanidade condicionada pelas tecnologias. Compreendemos que não há uma natureza tecnológica humana na qual a educação em seu sentido e estrutura deveria estar colada, mas formas de organizar o mundo comum pelas novas tecnologias sem uma regra rígida e sem uma posição fixada previamente. A partir dessa pressuposição, coloca-se o percurso do presente livro: pensar a educação como processo aberto de humanização no âmbito da linguagem, assumida aqui como pressuposto paradigmático; pensar a antropologia como abertura do sentido existencial de nossa condição; pensar a tradição como historicidade da experiência, da interpretação, compreensão e construção de conhecimentos; pensar o mundo comum como horizonte político da educação para além do projeto tecnológico e científico da atualidade como únicos propulsores da organização do comum do mundo humano. O texto que ora apresentamos procura estabelecer um horizonte teórico para pensar questões atuais da educação sob as seguintes perspectivas: do diálogo entre educadores e educandos como o modo de realização dos processos do apreender e do ensinar; do ser humano entendido como linguagem e que no encontro com os outros e com o mundo transforma sua condição humana mediante a capacidade de deliberação; a interpretação da tradição como possibilidade de compreensão do mundo em sua constituição que se dá historicamente; o encontro intersubjetivo na escola como possibilidade de constituição de uma convivialidade comum (Gadamer) e/ou mundo comum (Arendt); as tecnologias da comunicação e informação como continuação do diálogo escolar e não a sua substituição e ou hipostasiação dos conhecimentos das ciências e da tradição num informacionalismo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Educação e novas tecnologias: Linguagem, tradição e mundo comum de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Educação e novas tecnologias: Linguagem, tradição e mundo comum de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Educação e novas tecnologias: Linguagem, tradição e mundo comum

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: