Livro: "Educação estética do homem: numa série de cartas"
SINOPSE:
Thomas Mann
Friedrich Schiller (1759-1805) é “um dos exemplos relativamente raros de um grande poeta e dramaturgo que, ao mesmo tempo, alcançou expressão própria no campo da filosofia”. Essas palavras, com as quais Anatol Rosenfeld abria, em 1963, sua apresentação às reflexões de Schiller sobre o belo e a arte, dão bem a medida da importância e do alcance da obra deste pensador que participou ativamente de um dos períodos mais fecundos da história da literatura e da filosofia alemã.
Seus ensaios teóricos e críticos, dos quais A educação estética do homem é, ao lado de Poesia ingênua e sentimental sem dúvida um dos mais significativos, situam-se naquele ponto de inflexão entre o classicismo de Weimar e o romantismo, tal como concebido por Friedrich Schlegel e Novalis; despontam, como os escritos destes, no horizonte daquilo que se convencionou chamar, talvez um tanto genericamente, de “filosofia pós-kantiana”.A partir de uma tradução que busca ser fiel ao tom ensaístico e ao encadeamento rigoroso da argumentação, este volume procura, através de indicações das fontes da reflexão estética de Friedrich Schiller, aproximar o leitor brasileiro de uma visão daquilo que seria a originalidade do pensamento do autor, tentando, em detrimento das supostas “dívidas” para com seus predecessores ou de supostos “prenúncios” de seus sucessores, evitar equívocos como o de considerá-lo como um mero elo na corrente de ideias que vai de Kant a Hegel. Este é também o caminho que tem feito a historiografia mais recente, que, fugindo de todo tipo de anacronismo, em que Schiller ora aparece como um “filho menor” do sistema kantiano, ora como um “quase hegeliano”, tem privilegiado a investigação que visa ressaltar a “expressão própria” do texto schilleriano.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Educação estética do homem: numa série de cartas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Educação estética do homem: numa série de cartas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Educação estética do homem: numa série de cartas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A Tirania do Sentido: uma introdução a nietzsche
- Discursos
- A Escola da Ponte Sob Múltiplos Olhares: Palavras de Educadores, Alunos e Pais
- Tecer o visível e entretecer o invisível: As cidades invisíveis em Italo Calvino e Maria José de Queiroz
- O desenvolvimento da escolástica: Uma iniciação à filosofia (Expresso Zahar)
- Juventudes contemporâneas; desafios e expectativas em transformação
- Transformando a escola para se fazer Educação
- O Oprimido, O Estado e A Igreja
- Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas
- CIDADÃO EDUCADO, TRÂNSITO ORGANIZADO VOLUME 3: TRÃNSITO ,UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
- Musicografia Lima: uma forma simples de aprender e ensinar música para cegos e pessoas com baixa visão
- História da Disciplina Escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008)