SINOPSE:
Morreu há muito a figura carinhosa da professora amiga que morava no coração dos pais e das crianças. A tia a ensinar vírgulas e tabuadas com amor de sobra e castigo na dose certa já faz parte da história. Professor é hoje doutrinador a apropriar-se do aparato educacional para promover uma agenda política e substituir a família no papel de educar. O fenômeno remonta à queda do regime militar e representa, sem dúvida, o maior sucesso de estratégia gramsciana da história. Nasce da aliança das associações docentes com sindicatos e partidos de esquerda para confiscar a Constituinte no fim da década de 1980. Um momento de suma importância para entender os rumos do ensino, porque, entre barganhas e negociatas, a Carta Magna assentou os fundamentos de uma ditadura cultural que as vertentes de inspiração marxista chamam de “gestão democrática” …Tentar captar o episódio como fato isolado conduz a perder o alvo por uma distância astronômica, pois a guerra escolar integra uma campanha mais ampla cujas voltas e reviravoltas transcendem de longe os limites do Brasil e as manobras da hora. Sala de aula, na realidade, funciona como átomo ínfimo de um projeto imenso. E professor é inocente útil de uma intenção bem maior que o próprio entendimento. A Nação – como tantas outras – vive tempos de colonização educacional. Importa conceitos pedagógicos e quadros ideológicos incubados nas universidades norte-americanas para difusão periférica via organismos multilaterais com a cumplicidade ativa de segmentos políticos ironicamente radicados no discurso anti-imperialista. Diversidade sexual, gayismo, minorias, gênero e demais fantasias a compor o imaginário globalista não emanam do Brasil profundo. São, isto sim, invenções alienígenas a atropelar o ambiente de casa com a ajuda de forças políticas e financeiras de fora. O dinheiro sempre carrega as ideias pelo mundo. E, hoje como ontem, não falta índio para vender a alma em troca de espelhinho. Da Coroa Portuguesa à UNESCO, nada mudou, no fundo. Longe de gerar pensamento autônomo, CNTE, LDB, PNE, PPP, BNCC e todo o labirinto de entidades, siglas, conselhos ou instrumentos legais a brotar de duas décadas de “governo participativo” trabalharam no ajuste de currículos, valores e comportamentos à regra onusiana, transformando educandário em linha de montagem de cabeças politicamente corretas. Universidades e ministérios fizeram-se correia de transmissão de uma cosmovisão externa. Veiou das conferências internacionais para o MEC … para as Secretarias … para as escolas … e para a cabeça da garotada. As páginas a seguir empreendem de confrontar a hipótese com a realidade dos fatos. Para tanto, desmonta o quebra-cabeça ideológico UNESCO. Explica a gênese da psicopedagogia e a conversão da escola em laboratório de psicologia behaviorista a priorizar indução de atitude e produção de funcionalidade social em detrimento dos conteúdos cognitivos. Realiza uma incursão no construtivismo a compor a base pedagógica da geopolítica educacional global. Faz a ponte entre o quadro universal e o plano nacional, percorrendo os mecanismos de internalização do modelo. Identifica, finalmente, os interesses políticos, as forças financeiras e as razões comerciais a mover o mundo nesse rumo …
Sobre o autor.Jean-Marie Lambert é professor emérito da PUC-Goiás. Natural da Bélgica, estudou Ciências Econômicas na Universidade de Heidelberg (Alemanha) e Direito, na Universidade Católica de Goiás. É mestre em Direito Internacional pela Universidade de Bruxelas, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Liège (Bélgica) e pós-doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Educação UNESCO: a Clonagem das Mentes de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Educação UNESCO: a Clonagem das Mentes de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Educação UNESCO: a Clonagem das Mentes
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: