Livro: "Elementos da Teologia do Antigo Testamento: Teologia do AT"

SINOPSE:

É muito comum se ouvir, mesmo no meio evangélico, que o Antigo Testamento é algo ultrapassado que foi substituído pelo Novo Testamento, de modo a ter pouca ou nenhuma utilidade para a igreja contemporânea. Diante dessa triste realidade, Walter Kaiser afirma: “O Antigo Testamento […] é claramente ignorado e frequentemente negligenciado no ministério de pregação e ensino da igreja. Essa negligência é ainda mais frustrante quando as reivindicações e os direitos do Antigo Testamento de ser recebido como a poderosa Palavra de Deus são tão fortes quanto os do Novo Testamento”.
A equivocada opinião de que o Antigo Testamento é inútil para a igreja é apenas um pouco mais frequente do que a ideia de que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus dos evangelhos e das epístolas, como se no intervalo da composição das duas coletâneas ele tivesse assumido outra postura ou até mesmo tenha sofrido a transformação do seu caráter. Propõe-se, também, que tais escritos são voltados exclusivamente para Israel e não para a Igreja de Cristo. Por outro lado, há outro segmento eclesiástico que se lança à lei e aos profetas sem compreender seu lugar na revelação e seu relacionamento com o Novo Testamento e com a igreja, conferindo aos textos significados e ensinos estranhos às Escrituras e ao Cristianismo. Essa confusão, frequentemente encontrada sob a forma do legalismo, da prosperidade ou do misticismo, tem causado tantos ou mais prejuízos à igreja e à teologia.
Em contrapartida, a história da igreja está repleta de grandes homens, cujos ensinos ainda edificam o povo de Deus, que beberam na fonte dos escritos mais antigos da Bíblia. Chega a ser impressionante o modo como tais homens foram marcados pelos relatos da criação e pelos conceitos divinos contidos nos salmos, por exemplo. A não ser que minha impressão dos escritos dos cristãos do passado esteja equivocada, me parece que o Novo Testamento conferia a tais homens, grosso modo, a base doutrinária para suas vidas, missões, igrejas, sermões e livros, enquanto o Antigo Testamento lhes conferia temor a Deus, adoração genuína e uma devoção que todos nós almejamos cultivar.
O fato é que toda a Bíblia foi dada por Deus ao homem e nenhuma parte se tornou irrelevante ou ultrapassada com o tempo. A teologia do Antigo Testamento, além de conter informações que o Senhor desejou transmitir, é também o alicerce sobre o qual o Novo Testamento está assentado. A julgar pelos rumos atuais da igreja e do ensino cristão, nunca foi tão necessário o estudo sério do Antigo Testamento como parte integrante da revelação de Deus dada pelos apóstolos e profetas.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Elementos da Teologia do Antigo Testamento: Teologia do AT de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Elementos da Teologia do Antigo Testamento: Teologia do AT de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Elementos da Teologia do Antigo Testamento: Teologia do AT

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: