Livro: "Em busca de novos caminhos críticos (Pensamento feminista brasileiro)"
SINOPSE:
O estudo de Lourdes Maria Bandeira coloca em pauta a categoria “violência de gênero” como caráter necessário multifacetado, constituído como um jogo de forças de sua dupla dimensão de fenômeno social e categoria de análise, abrindo um vasto campo de reflexão para estudiosos e pesquisadores.
Maria Luiza Heilborn oferece uma observação aguda sobre o cruzamento das características próprias da antropologia com os estudos de gênero, mostrando como a antropologia enfatiza a perspectiva sistêmica que domina o jogo de construção dos papéis e identidades masculinas e femininas e sinalizando a fragilidade da expressão “relações de gênero” como eixo e definição dos estudos sobre mulher.
O estudo de Angela Arruda faz um movimento similar ao assinalar certa convergência entre as teorias das representações do campo da psicologia social com as teorias feministas que começam a privilegiar o papel da experiência e trazer para suas pautas a perspectiva de uma epistemologia feminista.
Maria Odila Leite da Silva Dias avança seu estudo sobre a pesquisa na área de História em direção a uma epistemologia feminista na qual sujeito e objeto estariam diluídos um no outro. Apontando para a necessidade de se historicizar, contextuar e relativizar conceitos e saberes universais, Maria Odila propõe como tarefa maior do pensamento feminista o trabalho com a hermenêutica do cotidiano, privilegiando categorias instáveis, porém capazes de fragilizar a perspectiva do sujeito epistemológico masculino universal.
E, fechando a coletânea, o texto de Marageth Rago é focado diretamente na abordagem crítica epistemológica e a formação de contradiscursos feministas que possam se constituir como um campo de conhecimento próprio, interpelando nosso “feminismo tropical” [sic] mais atento à urgência dos problemas sociais e às demandas urgentes de intervenção.
“Movida por este momento de redescoberta do feminismo e querendo contar esta história para jovens feministas, reuni textos de nossas veteranas brasileiras – produzidos numa hora re repressão e ditadura militar – que tiveram que enfrentar compromissos políticos nem sempre desejáveis, preconceitos machistas dos intelectuais e dificuldades em sua inserção acadêmica. Enfim, mesmo assim o pensamento feminista conseguiu emergir e se consolidar como área legítima de conhecimento” Heloisa Buarque de Hollanda.
Parte do livro “Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto”.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Em busca de novos caminhos críticos (Pensamento feminista brasileiro) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Em busca de novos caminhos críticos (Pensamento feminista brasileiro) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Em busca de novos caminhos críticos (Pensamento feminista brasileiro)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas
- Ler, Escrever e Resolver Problemas: Habilidades Básicas para Aprender Matemática
- Construindo movimentos: Uma conversa em tempos de pandemia (Pandemia Capital)
- Politicídio: O assassinato da política na filosofia francesa (Abertura Cultural)
- Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal: O conhecimento sobre si mesmo como base para seu desenvolvimento pessoal
- Poesia manifesta : palavras malditas
- Platão no Googleplex: Por que a filosofia não vai desaparecer
- Avaliação, portfólio e inovação pedagógica
- O processo de subjetivação do ser africano e a Filosofia Moderna: A subjetividade como dispositivo político na construção do ser negro
- Musicalização para educadores: Perspectivas para práticas educativas
- Foucault e a Arqueologia: Guia de Leitura Detalhado para a Arqueologia do Saber
- O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?