Livro: "Ensaio Filosófico Sobre A Metafísica das Expressões de Massa"

SINOPSE:

Um homem pode perder um apêndice e algum sangue na cirurgia, mas parece errado dizer que há uma coisa que perdeu além do apêndice. Depois de uma criança destruir o seu castelo de areia, há menos uma coisa no mundo, mas não menos areia. Pode-se contar bolos, mas não bolo. Divida uma grande porção de água ao meio e ficará com o que começou com a água. Divida um monitor de computador ao meio e não ficará com um monitor ou monitores. Estes exemplos apontam para uma distinção conceptual ubíqua, mas indescritível, entre coisas e coisas. Exemplos paradigmáticos de coisas são madeira, água, hidrogénio e ferro. Coisas menos paradigmáticas incluem cerveja, salsa e manteiga. O tipo físico mais geral é a matéria. O conceito de coisas é ainda mais geral do que a matéria. Conceitos como ectoplasma, justificação ou flogistão podem referir-se a coisas espirituais ou abstratas. ‘Coisas’ ou ‘objetos’ referem-se, mais paradigmaticamente, a entidades de média dimensão, como mesas e conchas, peras e ursos, e fechaduras e meias. As explorações filosóficas da distinção têm gerado uma série de questões interessantes na filosofia da linguagem e da metafísica. Acredita-se que a distinção linguística entre o que são chamados expressões de massa (por exemplo, “chumbo”, “água na banheira”) e expressões de contagem (por exemplo, “dois cavalos”, “o cavalo no celeiro”) é considerada importante para examinar a distinção metafísica de coisas/coisas. Nesta rubrica estaremos mais preocupados com expressões de massa nominais (por exemplo, “a água na banheira”, “o ouro nos dentes”, em oposição às expressões de massa prediativa (por exemplo, “a estátua é chumbo”). Algumas das principais questões nesta área incluem: As coisas são ilusórias, o mundo consiste, fundamentalmente, apenas de coisas? Ou as coisas são apenas um certo tipo de coisa ou coisas? É que toda a conversa sobre tipos físicos de coisas apenas sobre porções concretas da matéria, ou é também (ou em vez disso) sobre os universais? Existe um quantificador de material para além do padrão?

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ensaio Filosófico Sobre A Metafísica das Expressões de Massa de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ensaio Filosófico Sobre A Metafísica das Expressões de Massa de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ensaio Filosófico Sobre A Metafísica das Expressões de Massa

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: