Livro: "Ensaio Filosófico Sobre Madhyamaka"

SINOPSE:

A escola madhyamaka do budismo, dos quais os seguidores são chamados de Mādhyamikas, foi uma das duas principais escolas do Budismo Mahāyāna na Índia, sendo a outra escola o Yogācāra. O nome da escola é uma referência à afirmação feita do budismo em geral de que é um caminho intermédio que evita os dois extremos do eternalismo – a doutrina de que todas as coisas existem por causa de uma essência eterna — e aniquilação — a doutrina de que as coisas têm essências enquanto existem, mas que essas essências são aniquiladas quando as próprias coisas desaparecem da existência. A convicção da escola Madhyamaka, que pode ser chamada de escola centrista em inglês, é que este caminho intermédio é melhor alcançado por uma negação de que as coisas têm alguma natureza inerente. Todas as coisas estão, por outras palavras, vazias de naturezas inerentes. Esta doutrina do vazio universal das naturezas inerentesé a marca da escola, que coloca a escola solidamente na tradição associada à perfeição da sabedoria literaturado Budismo Mahāyāna.Os textos-chave da escola incluíam comentários aos escritos de Nāgārjuna — as obras de Nāgārjuna com maior frequência comentadas são as obras de Mūla-madhyamaka-kārikā (MMK) e Vigraha-vyāvartanī (VV) — e uma série de trabalhos independentes que se expandiram sobre ideias encontradas nos escritos de Nāgārjuna. Alguns dos tratados sânscritos da escola madhyamaka foram traduzidos para chinês e tornaram-se a base de uma escola de curta duração do budismo chinês. Um número significativo de textos de Madhyamaka sânscrito foram eventualmente traduzidos para o tibetano e exerceram uma influência considerável na herança intelectual do budismo tibetano. Este artigo tratará apenas da escola Madhyamaka na Índia desde o quinto ao oitavo século, período durante o qual a escola sofreu a maior parte da sua evolução.

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