SINOPSE:
O pensamento filosófico e a experiência religiosa da cultura portuguesa estão em permanente construção, a influência das correntes migratórias e do pluralismo do pensamento europeu sobre a religião em Portugal são uma constante nesta formação.Seria ilusão tentar concluir neste trabalho algo ainda em construção. O propósito deste ensaio é traçar algumas linhas por onde podemos dar início a novas investigações. Os séc. XIX e XX foram sem dúvida importantes na continuação e transformação do pensamento, da religiosidade e da cultura portuguesa. O que fica evidente é que, em face da realidade religiosa portuguesa – que por vezes parece-nos em decadência – continuamos a verificar a presença marcante de uma religiosidade, nas antigas construções, nas festas populares, no fenómeno de Fátima, nas cadeiras universitárias de teologia, filosofia da religião ou ciência das religiões. É importante ressaltar que na contramão de muitos países da União Européia, Portugal não excluiu a presença do Estado, da Ciência e da Religião das escolas e universidades. Nos cursos do primeiro, segundo e terceiro ciclos com as aulas de Moral Religiosa e nas universidades com as cadeiras de Teologia, Filosofia da Religião e Ciências da Religião. É certo que estas marcas continuarão a existir na sociedade.Em meio a tudo isto, ressalte-se, Portugal é de todos os portugueses. Indiferente à confissão religiosa, Portugal tem acolhido com imparcialidade todos os grupos, sem prejuízo de um ou de outro. É possivel que Portugal tenha reinventado uma nova forma de ser religioso, uma religião transversal, que atravessa cultura, educação, negócios e as relações sociais, criando sempre uma oportunidade de diálogo e harmonia.No aspecto do diálogo-interreligioso ainda há muito para ser feito, fundamentos a serem lançados, barreiras a serem derribadas e pontes a serem construídas. Entretanto, reconhecemos que muito já foi feito e tem sido feito neste aspecto.Este ensaio visa incentivar uma investigação mais aprofundada nos vários pontos aqui abordados.
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