Livro: "Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra"
SINOPSE:
***
Meu primeiro encontro com Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra aconteceu em 2015, durante o doutorado-sanduíche que realizei na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Planejei ler o livro na biblioteca do campus, mas, logo nas primeiras páginas, fui me dando conta de que a narrativa me interpelava de tal maneira que era preciso estar em espaço privado. Fui pra casa. No meu quarto, pude chorar, respirar, voltar a ler, chorar de novo. As experiências narradas por bell hooks mesclavam-se às minhas: a dor pelo recente término de um longo casamento, a vergonha de revistar memórias da infância, a angústia com a escrita. Seu texto me tocou como uma espécie de convocatória: aprenda a usar sua voz por meio de um dizer comprometido com a liberdade humana.
Hoje percebo que Erguer a voz articula simultaneamente corpo (a voz), prática (a coragem) e ética (compromisso com a dignidade humana). Três dimensões fundantes nos projetos políticos feministas. Seguimos por essas trilhas. Publicado pela primeira vez em 1989, nos Estados Unidos, sob o título Talking Back: Thinking Feminist, Thinking Black, este é o primeiro livro de bell hooks em que, no âmbito acadêmico, ela radicaliza a máxima feminista de que o pessoal é político. Escrever sobre aspectos íntimos já era uma prática que bell hooks realizava em seus poemas, mas articular dimensões privadas às teorizações feministas foi, naquele momento, algo inédito em seu fazer como pensadora crítica.
Apesar da inegável singularidade da autora, o projeto político que atravessa sua narrativa informa sobre condições históricas das décadas de 1970 e 1980. Naquele contexto, nos Estados Unidos, intelectuais negras se empenhavam em produzir e publicar textos cujas abordagens tornavam visíveis as múltiplas experiências das mulheres negras, denunciando silenciamentos e ocultamentos. Revelando a atmosfera do período, bell hooks afirma: “recentemente, os esforços de mulheres negras escritoras para chamar a atenção para o nosso trabalho servem para sublinhar tanto nossa presença quanto nossa ausência”.
— Mariléa de Almeida, no prefácio à edição brasileira
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- BELEZA QUE PÕE MESA: A relação de trabalhadoras domésticas com mídia, beleza e consumo.
- Desenvolvendo em VC# um Supervisório para monitoramento de Célula de carga Usando o ESP8266 (NodeMCU) programado em Lua
- Raízes do Imenso Brasil: A História não contada!
- Walter Benjamin: os cacos da história
- O Tarô Lótus Branco: O tarô como um instrumento de autoanalisa.
- Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido
- Territórios educativos na educação do campo: Escola, Comunidade e Movimentos Sociais
- SOBRE A VONTADE HUMANA: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A VONTADE HUMANA (SÉRIE ÉTICA E SOCIOLOGIA REAL Livro 1)
- O Mundo é Movido pelas Perguntas (Discursos SUD)
- Matemática em Minutos: Atividades Fáceis para Crianças de 4 a 8 anos
- Exercícios Físicos e seus Benefícios no Tratamento de Doenças (eBook)
- A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação