Livro: "Ericeira 1942"

SINOPSE:

Com o início da Segunda Guerra Mundial, todos os olhares se voltaram ao Novo Mundo, principalmente aos Estados Unidos da América. Uma corrente de refugiados, a maioria formada por judeus, buscou desesperadamente fugir da Europa.
Com os portos fechados pela guerra, Lisboa se tornou o único porto do continente que mantinha ligações regulares para as Américas.
Para chegar até Lisboa, o refugiado precisava enfrentar uma rota perigosa e cansativa. Viajar de trem ou de carro para França. Atravessar os Pirinéus a pé até a Espanha. Da Espanha, fazer o mesmo caminho de trem, carro e até a pé para chegar a Lisboa e de Lisboa para o Novo Mundo.
Milhares de refugiados chegaram a Portugal, principalmente depois da invasão da França pelo exército alemão em junho de 1940. Em Lisboa, quem tinha dinheiro, influência ou sorte conseguia os vistos e as passagens para a América sem muita dificuldade.
Já para os menos afortunados, o sonho terminou, pelo menos por enquanto, em Portugal. Com tantos refugiados em Lisboa sem poder para onde ir, o jeito foi enviar essa gente toda para vilas e cidades turísticas que a polícia portuguesa chamava de residência fixa.
Entre esses milhares de refugiados que chegaram a Lisboa depois de 1940, estava o jornalista judeu Isaac Salomon Blumberg. Depois de ser preso em Lisboa pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), Blumberg foi enviado junto com a esposa, a militante comunista Sabine Melzer, para residência fixa na Ericeira, uma vila de pescadores ao norte de Lisboa.
Blumberg não é um refugiado comum. Ele é considerado um dos principais nomes da resistência na Europa. Por muitos anos, o jornalista denunciou os planos armamentistas de Hitler e conhecia segredos militares do führer. Sabine por sua vez era procurada por ser comunista e judia, duas coisas que Hitler mais odiava em uma pessoa.
Na Ericeira, Blumberg organiza um grupo de resistência e com a ajuda do serviço secreto britânico tenta fugir de Portugal. Já a Gestapo não vai permitir que ele prossiga viagem. Junto com a PVDE, os nazistas vão montar uma grande operação para matar Sabine e enviar Blumberg de volta à Alemanha.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ericeira 1942 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ericeira 1942 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ericeira 1942

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: