Livro: "Esboço de uma moral sem obrigação nem sanção"
SINOPSE:
Publicado pela primeira vez em 1885, o “Esboço de uma moral sem obrigação nem sanção” nos propõe uma teoria ética inspirada pelo evolucionismo e a psicofisiologia nascente. Seu princípio, a tendência da vida à mais expansão e mais intensidade, permite a seu autor, Jean-Marie Guyau (1854-1888), situar-se em contraposição às «duas tendências da moral» – segundo ele: o utilitarismo anglo-saxão e o kantismo continental. Ele o leva também a nos oferecer a perspectiva original de uma «moral da vida» nesse livro «refinado e melancolicamente corajoso» (Nietzsche).(apresentação da edição Belles-Lettres)
Partindo da concepção fundamental da vida intensa e extensiva, Guyau se propõe a investigar aquilo que seria e até onde poderia ir uma moral da qual não fizesse parte nenhum “preconceito”, na qual tudo fosse examinado e apreciado em seu justo valor, tanto no aspecto das certezas, quanto no aspecto das opiniões e hipóteses simplesmente prováveis. Para isso, ele distingue a moral racional da moral ordinária. Podemos, aliás, conceber muito bem que a esfera da demonstração intelectual não se iguale em extensão à esfera da ação moral. Nesse caso, o costume, o instinto e o sentimento guiam o homem. É preciso apenas saber que obedecemos, então, aos impulsos mais generosos da natureza humana, ao mesmo tempo que às mais justas necessidades da vida social. A moral científica não deve ter a pretensão de abranger tudo. Ela própria deve trabalhar para delimitar o seu domínio. É preciso que ela consinta em dizer com franqueza: nesse caso, eu não posso prescrever nada imperativamente em nome do dever. Então, não há mais obrigação e nem sanção: apenas os instintos mais profundos permanecem agindo. Cada um, então, fica entregue ao seu “self-government”. É a liberdade na moral que consiste na abstenção da regulação científica, todas as vezes em que ela não pode ser justificada com um rigor suficiente. Esse livro pode ser considerado como uma tentativa de determinar o alcance, a extensão e, também, os limites de uma moral exclusivamente científica.(apresentação das Éditions Allia)
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Esboço de uma moral sem obrigação nem sanção de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Esboço de uma moral sem obrigação nem sanção de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Esboço de uma moral sem obrigação nem sanção
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Execução Fiscal – 4ª Edição
- A VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO POR LAPSO TEMPORAL: A morosidade da tutela e suas implicações
- Compêndio de Contabilidade e Direito Tributário – Volume II – Direito Tributário
- A ContribuiÇÃo De IluminaÇÃo PÚblica Nos CondomÍnios EdilÍcios
- A honestidade vale a pena (Coleção Cidadania para Crianças Livro 14)
- HOLDING
- Código de Defesa do Consumidor: Edição 2017 (Direito Direto Livro 7)
- Mãos ao alto, isto é um empréstimo!: Guia de defesa pessoal contra o abuso dos bancos
- O ARTIGO 213 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS CAUSADAS PELA LEI N. 12.015/2009
- Vade Mecum Policial 2018
- PRAZOS NO CÓDIGO DE PROCESO CIVIL
- A eficácia do direito