Livro: "Escravidão: povos, poderes e legados : Américas, Goa e Angola (séculos XVI-XXI)"
SINOPSE:
O livro, igualmente, resulta de um percurso de intercâmbio acadêmico, em perspectiva holística e comparada. Pois, desde os anos 2000, integrantes do grupo de pesquisa Escravidão e Mestiçagens: poderes, povos, lugares e trânsitos culturais no Novo Mundo, composto por historiadores da escravidão de universidades brasileiras e estrangeiras, perscrutam aspectos relativos à construção de memórias e a mestiçagens biológicas e culturais em sociedades ibéricas e americanas durante a época moderna. A empreitada tem sido um grande desafio, mas ao mesmo tempo redundou em sólidas pesquisas frutos de trocas salutares.2 Entre trocas de ideias e acalorados diálogos, o grupo se deparou com integrantes do grupo de pesquisa Antigo Regime nos Trópicos, focado, entre outros aspectos, na compreensão de hierarquias sociais escravistas acopladas a estruturas de antigo regime em áreas de conquista.3 Foi a partir de constantes debates – que, recentemente, contam com o grande incentivo do Programa de Pós-graduação em Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História e do Laboratório de Estudos da Escravidão e das Mestiçagens da Universidade Estadual da Bahia (Campus Vitória da Conquista) – que a ideia do livro ganhou corpo, haja vista preocupações comuns em compreender as relações entre lugares (locas) e o mundo (orbis).
A proposta é refletir sobre sociedades que habitaram diferentes rincões coloniais e pós-coloniais marcados pela mestiçagem, pela diferença, por distintas formas de governo e mecanismos de coerção, por conflitos culturais, religiosos e políticos. Assim, o objetivo da obra é compreender as manifestações de poder e de seus tentáculos que escapavam às instituições e se faziam perceber nas representações coletivas.
O livro também investiga os percursos de mobilidade social, manifestações religiosas e políticas de diferentes agentes sociais, fossem eles escravos que mercadejavam cativos, ex-escravos senhores de cativos, mulheres poderosas ou, ainda, mestiços cosmopolitas, abolicionistas. Índios e mestiços incas complementam o universo multifacetado dos povos impactados pela escravidão e por suas instituições políticas, econômicas, religiosas e médicas nas Américas.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Escravidão: povos, poderes e legados : Américas, Goa e Angola (séculos XVI-XXI) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Escravidão: povos, poderes e legados : Américas, Goa e Angola (séculos XVI-XXI) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Escravidão: povos, poderes e legados : Américas, Goa e Angola (séculos XVI-XXI)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- O novo reino do antigo Egito: a história e o legado do Império Egípcio no auge de seu poder
- Mulheres e eleições
- Caminhos e Tropeirismo em Guarapuava
- Munique 1919 – Diário da revolução: É para rir e chorar ao mesmo tempo
- A Casa Do Rio
- Portugal e Ilhas Adjacentes Exposição Ethnografica Portugueza
- Bebidas e bebedores no Brasil Holandês, 1624-1654
- O CÔNSUL INFILTRADO
- A oligarquia brasileira: visão histórica
- Nessa hora sombria: Um ensaio
- Patrícios – Sírios E Libaneses Em São Paulo
- Conquistadores