SINOPSE:
Tudo começa com o bom e velho cadastro de consumidores. Nada tem sentido sem levarmosem conta, se não construirmos o melhor cadastro de nossos clientes, condiçãosine qua non para conhecermos e interferirmos nas relações de consumo. Tambémprecisamos, nós os gerentes comerciais do mercado de saneamento, conhecer todosos conceitos de hidrometria, a fim de que tenhamos o melhor medidor, o mais longevo,que garanta a apuração correta e precisa dos consumos domiciliares, garantindo mediçõese faturamentos que resultem em benefício para as partes interessadas, segundoprescreve a NBR ABNT 24500.Cadastrar e medir bem, tem sido um esforço gigante do sanitarista latinoamericano,com vistas a incrementar o faturamento, reduzir perdas e desperdícios, enfim, gerarvalor para o negócio das organizações de saneamento, que tanto recursos precisampara reinvestirem e expandirem o negócio, rumo à universalização dos serviços deabastecimento de água e de esgotamento sanitário. Mas as coisas estão funcionandobem, a ponto de se colher o melhor dos resultados. O que falta, afinal? que caminhodeveríamos seguir? por que não crescemos e não nos aproximamos da universalizaçãopretendida pelo pacto global, notadamente em seu ods – objetivo de desenvolvimentosustentável, que preconiza água e saneamento para todos, até 2030?A resposta é única: nos falta gestão. Nos falta integração, tudo complementando aboa hidrometria e o cadastro de consumidores. Enfim, nos falta a gestão integrada damicromedição, representada pela Espiral Gimi, criada pelo conceituadíssimo HenriqueGustavo da Costa, especialista em gestão, mais do que um profundo conhecedor dehidrometria. Tive a felicidade de encontrar este profissional renomado que, a partir depequenos questionamentos, conseguiu, comigo, escrever algo que preenchesse umalacuna na gestão de nossos parques de hidrômetros, que ainda são tratados por orientaçõesequivocadas de quem zela pela metrologia ou quem fabrica, como “commodities”.O resultado disso tudo foi a Espiral Gimi, escrita a partir de considerações transversais,pois sem que levássemos em consideração todos processos envolvidos com o hidrômetro,jamais geraríamos valor na apuração dos consumos domiciliares. A partir dessaespiral, os autores buscaram garantir aos gestores comerciais as melhores condiçõespara que meçam e faturem o mais próximo possível daquilo que produziram, daquiloque extraíram de seus agonizantes mananciais, tão dilapidados pelas intervenções humanasdesastrosas.A Espiral Gimi não mitiga as agressões que estamos fazendo ao meio ambiente, masdá aos gestores comerciais das empresas de saneamento a certeza de que estão captandoo mínimo, e medindo e faturando o máximo, minimamente contribuindo com otão necessário e sonhado desenvolvimento sustentável, de olho nas gerações futuras.Boa leitura.
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