Livro: "Estado de Bem-Estar Social e Soberania: Crise, Cidadania e Solidariedade"

SINOPSE:

A presente obra trata da crise do Estado de Bem-Estar Social e da Soberania. A Solidariedade, enquanto valor jurídico, somente se implementou com a formação do Estado de Bem-Estar Social, ao passo que no Estado Liberal tal valor era encarado como uma obrigação moral, mais vinculada a um dever da sociedade civil do que a uma obrigação ou política de Estado. Assim, inúmeros direitos sociais foram consagrados pelas Constituições dos Estados Nacionais, com destaque para a educação e saúde públicas. No entanto, por fatores estruturais internos, mas, sobretudo, pelo processo da Globalização econômica e atuação do mercado e o advento dos fenômenos da Transnacionalidade, este modelo de Estado se encontra em crise. A Globalização, impulsionada por novas tecnologias, como telecomunicações, informática e transportes, resultou num mundo em que a interconexão entre todas as regiões da Terra tornou-se algo comum e irreversível e assim, muitos riscos passaram a ser Transnacionais, como no caso dos danos ambientais. Da mesma forma, a atuação do mercado financeiro passou a ser global, protagonizada por grandes corporações privadas que passaram a rivalizar e até a superar os Estados Nacionais, tornando-os refém de seus interesses. Na busca por melhores condições para o livre desenvolvimento dos negócios, o mercado, dotado de um capital sem nacionalidade, instala-se nos Estados que oferecem as melhores condições, como ausência de proteção trabalhista, normas ambientais flexíveis, etc., pressionando nações a adotarem um Estado mínimo, que não assegura direitos sociais, atingindo assim o núcleo do Estado de Bem-Estar Social. A Soberania do Estado não mais é suficiente para o controle do mercado, nem para enfrentar problemas Transnacionais, dado que a sua jurisdição encontra-se limitada pelo território nacional. O discurso econômico passou a vincular o direito, a cultura e a vida humana, além de influenciar na política, sobrepondo-se ao interesse público. Neste cenário, o exercício da cidadania ganha novos contornos, o que implica em novas concepções sobre o Estado e a garantia dos Direitos Sociais.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estado de Bem-Estar Social e Soberania: Crise, Cidadania e Solidariedade de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estado de Bem-Estar Social e Soberania: Crise, Cidadania e Solidariedade de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estado de Bem-Estar Social e Soberania: Crise, Cidadania e Solidariedade

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: