SINOPSE:
Este texto tem por propósito preencher uma lacuna há muito sentida na literatura especializada sobre como se dão as intervenções diretas entre aquele que ajuda e os que devem ser ajudados. O Cliente – o que deve ser ajudado – é sempre único e singular, assim como os problemas que vivencia, os mais variados, com situações bastante distintas umas das outras. As interações de ajuda não podem se orientar sempre por uma mesma estratégia de preferência do Consultor, que traduza os seus conceitos, experiência, temperamento e estilo pessoal, mas devem se ajustar às necessidades sentidas do Cliente. O ponto central dos problemas do Cliente é o que determina a escolha da estratégia adequada a ser adotada caso a caso. Mas nem sempre é assim que ocorre: o consultor normalmente tem uma forma de intervenção-padrão consolidada ao longo de sua trajetória pessoal e profissional à qual recorre indistintamente em todas as circunstâncias. Este é o objeto central de consideração deste texto: discutir e operacionalizar a necessidade de aplicação de distintas habilidades de intervenção nas relações de apoio ao cliente, com especial destaque para os modelos catártico, catalítico, por confrontação, prescritivo e sistêmico.A consultoria de organização, no tema essencial tratado por este texto, relativo às habilidades de intervenção, certamente é de interesse de um público bastante variado. Por exemplo, aos que se dedicam à própria consultoria de organização, mas também às derivações de especialização que a dinâmica moderna impõe hoje como counseling, coaching e o mentoring; aos estudiosos em ciências sociais que desejam enveredar por possibilidades profissionais como consultor, counselor, mentor ou coach. Todos, certamente, encontrarão no estudo deste texto orientações conceptuais e técnicas jamais tratadas de forma tão condensada e operacional. Executivos de topo, dirigentes, gerentes e supervisores corporativos, de organizações empresariais e não-lucrativas também encontrarão neste livro reais possibilidades de enriquecimento pessoal no desenvolvimento de seus papéis e funções como educador, realizador de tarefas, e líder de pessoas e de programas. Ademais, sem dúvida, poderão melhor identificar possibilidades de contratação de apoio em consultoria, num elenco de alternativas que melhor atendam às suas necessidades. Igualmente, consultores internos e externos, coaches, counselores e mentors, comumente utilizados para o cumprimento de distintos propósitos, também encontrarão o instrumental necessário para melhor avaliar as suas abordagens e descobrir possibilidades visíveis, mas não percebidas ainda, de contribuição ao seu mister para as quais antes não se dava a devida atenção.
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