Livro: "Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski (ThM-Theater Movement Livro 7)"
SINOPSE:
Entusiastas de primeira hora da revolução de 1917 pouco tempo depois se tornariam grandes vítimas dela, devorados que foram pela burocracia e pela repressão soviética.
Maiakovski passou para a história como o ‘poeta da revolução’; Meyerhold como o encenador criador do grotesco cênico e da Biomecânica, escola teatral que sorveu as ideias produtivistas de Taylor, a teoria de reflexos condicionados de Pavlov e os estudos das relações corpo-emoções de Willian James.
Filiados ao Partido Bolchevique, Maiakovski e Meyerhold montam, em 1918, em comemoração ao primeiro ano da revolução soviética, a peça teatral “Mistério Bufo”.
A partir daí mergulham no materialismo dialético e no realismo socialista promovendo um teatro maniqueísta de propaganda política: o bem numa extremidade, o mal na outra; os revolucionários de um lado e os exploradores do outro, bem ao sabor da nova ordem burocrática.
Mas quando abrem mão do teatro panfletário, simplista e maniqueísta, passam a ser acusados pelo establishment comunista de produzir uma arte “incompreensível para as massas”, e de cultuar em suas montagens “aspectos místicos, eróticos e de espírito associal”.
A partir daí os problemas com o partido da classe operária foram se acumulando, intensificando, até que a apresentação de “O percevejo” – texto de Maiakovski e direção de Meyerhold – representou a ruptura definitiva.
O diretor teatral Meyerhold foi preso em 1939 e assassinado a tiros na prisão em 1940.
O poeta e dramaturgo Maiakovski, segundo a versão oficial, teria se suicidado em 14 de abril de 1930, aos 36 anos de idade. No velório, 150 mil pessoas passaram na frente de seu caixão nos 3 dias em que ficou exposto.
Neste período da história soviética, mais de 1500 artistas foram submetidos ao mesmo brutal ritual estalinista de seleção cultural.
É este o contexto histórico que embala a peça teatral “Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski”.
Na peça, Antônio Carlos desenvolve a trama lançando mão de personalidades históricas, obras artísticas e fatos reais que permearam as vidas de Maiakovski e Meyerhold. Passeia pela diferentes fases de suas vidas, pela ebulição revolucionária da época, pela repressão promovida pelo estado, para culminar numa densa discussão sobre a morte do poeta da revolução, o conflito dramático: de um lado, os protagonistas argumentando que o poeta foi barbaramente assassinado, que o suicídio teria sido forjado, armado; enquanto, do outro lado, os antagonistas repercutem a versão oficial de ‘suicídio’.
Em uma das cenas os agentes soviéticos interrogam uma personagem da peça, explicam a farsa montada para embasar a versão oficial sobre o ‘suicídio’ de Maiakovski: “Os fatos não precisam ser verdadeiros, Dimitri. Basta que tenham a aparência da verdade. E todos se dão por satisfeitos”.
O autorAntônio Carlos dos Santos atua no teatro desde 1970.
Escreveu e dirigiu centenas de espetáculos, tendo ministrado cursos e oficinas de teatro em diversas unidades da federação.
Criador da (i) metodologia de produção de teatro ThM-Theater Movement, (ii) da tecnologia de teatro popular de bonecos Mané Beiçudo e (iii) da tecnologia de planejamento estratégico Quasar K+.
Mantém três blogs atualizados semanalmente:Teatro: http://teatromanebeicudo.blogspot.com.br/Cultura & Educação: http://culturaeducacao.blogspot.com.br/Planejamento estratégico: http://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com.br/
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski (ThM-Theater Movement Livro 7) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski (ThM-Theater Movement Livro 7) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski (ThM-Theater Movement Livro 7)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Muiraquitã (Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 22)
- A Onça e a Capivara ou Não é melhor saber dividir?: Teatro infanto-juvenil (Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo Livro 1)
- Negrinho Pastoreiro – o menino escravo: Dramaturgia infanto-juvenil (Coleção Educação, Teatro & Folclore Livro 8)
- Amor de elefante: Dramaturgia: o estado, o amor e a política (ThM – Theater Moviment Livro 3)
- O mito de Sísifo: Teatro Antigo – as 13 mais belas lendas da mitologia greco-romana (Teatro greco-romano Livro 1)
- Saci-Pererê (Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 13)
- O Curupira (Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 6)
- Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina (Coleção Quasar K+ Livro 5)
- Saci Pererê: dramaturgia infanto-juvenil (Coleção Educação, Teatro & Folclore Livro 10)
- Todo dia é dia de meio ambiente: Dramaturgia infanto-juvenil – a sustentabilidade ambiental ao longo da história brasileira. (Coleção Educação, Teatro & História Livro 4)
- Todas as cores são legais: teatro infantil (Coleção estórias maravilhosas para aprender se divertindo Livro 6)
- Hamlet: ação e procrastinação (Coleção Quasar K+ Livro 8)