Livro: "Estudo Biográfico: Ibn Bâjja"

SINOPSE:

A filosofia em Al-Andalus desenvolveu-se mais tarde do que no Oriente; cresceu entre muçulmanos e judeus, uma vez que ambas as comunidades foram alimentadas por um árabe comum. A comunidade muçulmana era muito maior e definiu o espaço cultural, uma parte significativa da qual foi feita por traduções árabes de obras científicas e filosóficas gregas.Em meados do século X, materiais relacionados ao círculo dos Irmãos da Pureza eram conhecidos em al-Andalus provavelmente trazidos por Maslama Ibn Qasim al-Qurtubi (d. 353/964). Mas a filosofia em seu devido sentido é encontrada pela primeira vez em Shelomo Ibn Gabirol ou Avicebron (1021-1058). A grande figura do judaísmo medieval que era ativo em Saragossa também era uma filósofa talentosa. Ele precedeu, por mais de duas gerações, os primeiros filósofos muçulmanos de Al-Andalus: Abu s-Salt Umayya ibn Edin al-1139, sendo este último ativo também naquela cidade do norte.As razões para o desenvolvimento posterior da filosofia em Al-Andalus muçulmano, portanto, não podem ser explicadas apenas pelo fato de que o país estava situado longe dessa fonte de nutrição. A causa é provável que a filosofia nunca foi central para a constelação intelectual islâmica e que floresceu em áreas periféricas, geográficas e doutrinárias. A maior evidência é Ibn Sina (1037) que viveu nas províncias iranianas, nunca visitou Bagdá e desfrutou do patrocínio de príncipes amigáveis aos xiitas. Al-Andalus era periférico em termos geográficos, mas não doutrinários. O país seguiu a ortodoxia sunita e a escola de direito Malekite prevaleceu, enquanto a teologia de Ash foi fracamente cultivada. Quando Abu l-Qasim Said Ibn Saiid (d. 1070) dedicou um capítulo de sua história mundial das ciências e filosofia a Al-Andalus, sua informação sobre filosofia era significativamente escassa (Saida 1998: 96-108; 1991: 58-78). Apesar das circunstâncias retardando seu desenvolvimento, a filosofia em Al-Andalus floresceu em maturidade com Ibn Bâjja.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: Ibn Bâjja de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: Ibn Bâjja de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: Ibn Bâjja

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: