SINOPSE:
Abū-Yiī al-Ḥusayn ibn- Abdallāh Ibn-Sīnā [Avicenna] (ca. 970-1037) foi o filósofo e médico preeminente do mundo islâmico. [1] Em seu trabalho, ele combinou as diferentes vertentes do pensamento filosófico/científico[2] na antiguidade grega tardia e no início do Islã em um sistema científico racionalmente rigoroso e auto-consistente que englobava e explicava toda a realidade, incluindo os princípios da religião revelada e suas elaborações teológicas e místicas. Em sua articulação integral e abrangente da ciência e filosofia, representa o ápice da tradição helênica, extinta em grego após o século VI, renascida em árabe no século 9th (Gutas 2004a, 2010). Dominou a vida intelectual no mundo islâmico durante séculos, e as reações a ela, que vão desde a aceitação até a revisão até a refutação e a substituição por construções parafilosóficas, desenvolvimentos determinados em filosofia, ciência, religião, teologia e misticismo. Na tradução latina, a partir doséculoXII, a filosofia de Avicenna influenciou poderosamente os filósofos e estudiosos medievais e renascentistas, assim como a tradução latina de seu Cânone médico (GMed 1), muitas vezes revisada, formou a base da instrução médica nas universidades europeias até oséculoXVII. Os estudiosos judeus e cristãos arabofones dentro do Islã, na medida em que estavam escrevendo para suas respectivas comunidades e não como membros da Comunidade Islâmica, aceitaram a maioria de suas ideias (notavelmente Maimonides em seu Guia Árabe dos Perplexos e Barhebraeus em seu Creme de SabedoriaSíria). As comunidades judaicas na Europa usavam traduções hebraicas de algumas de suas obras, embora fossem muito menos receptivas do que seus homólogos católicos romanos, preferindo Averroes. Os ortodoxos romanos em Constantinopla eram bastante indiferentes aos desenvolvimentos filosóficos no exterior (e inimizades aos que estavam em casa) e passaram a conhecer o nome de Avicenna apenas através de sua ocorrência nas traduções gregas das escolásticas latinas que começaram após a 4ªth Cruzada. Em sua influência sobre a história intelectual do mundo no Ocidente (da Índia), ele fica atrás apenas de Aristóteles, como foi intuitivamente reconhecido no mundo islâmico onde ele é chamado de “O Mestre Preeminente”(al-shaykh al-raʾīs), em homenagem a Aristóteles, a quem Avicenna chamou de “O Primeiro Professor” (al-mualimal-awwal).
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: Ibn Sina de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: Ibn Sina de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: Ibn Sina
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: