SINOPSE:
Johann Gottfried von Herder (1744 – 1803) é um filósofo da primeira importância. Este acórdão centra-se, em grande parte, na qualidade intrínseca das suas ideias (das quais este artigo tentará dar alguma impressão). Mas outro aspeto é a sua influência intelectual. Isto tem sido imenso tanto dentro da filosofia como além dela (muito maior do que é normalmente realizado). Por exemplo, a filosofia de Hegel acaba por ser, em grande parte, uma espécie de desenvolvimento sistemático elaborado das ideias de Herder (especialmente no que diz respeito à linguagem, à mente, à história e a Deus); assim como a de Schleiermacher (relativa à linguagem, interpretação, tradução, mente, arte e Deus); Nietzsche é profundamente influenciado por Herder também (sobre a linguagem, a mente, a história e os valores); assim também é Dilthey (especialmente no que diz respeito à história); mesmo John Stuart Mill tem dívidas importantes para Herder (em filosofia política); e para além da filosofia, Goethe foi transformado de ser apenas um poeta inteligente, mas bastante convencional, no grande artista que acabou por se tornar em grande parte através do impacto precoce sobre ele das ideias de Herder.Na verdade, Herder pode alegar ter praticamente estabelecido disciplinas inteiras que agora damos por garantidas. Por exemplo, foi principalmente Herder (não, como muitas vezes foi afirmado, Hamann) que estabeleceu ideias fundamentais sobre uma dependência íntima do pensamento sobre a linguagem que sustenta a filosofia moderna da linguagem. Foi Herder que, através dessas mesmas ideias, o seu reconhecimento de profundas variações no pensamento e na linguagem através de períodos históricos e culturas, a sua perceção do papel fundamental da gramática na linguagem e da profunda variação da gramática entre as línguas, a sua abordagem empírica às línguas, e de outras formas, inspirou Friedrich Schlegel, Wilhelm von Humboldt, entre outros, a fundar a linguística moderna. Foi Herder quem desenvolveu a interpretação moderna da teoria, ou “hermenêutica”, de formas que posteriormente seriam assumidas por Schleiermacher e depois mais sistematicamente formuladas pelo aluno deste último, August Boeckh. Foi Herder quem, ao fazê-lo, também contribuiu para estabelecer as fundações metodológicas da bolsa clássica alemã do século XIX (que assentava na metodologia Schleiermacher-Boeckh), e, portanto, da bolsa clássica moderna em geral. Foi Herder quem fez mais do que ninguém para estabelecer a conceção geral e a metodologia interpretativa da nossa disciplina moderna de antropologia. Finalmente, Herder também contribuiu vitalmente para o progresso da bolsa bíblica moderna.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: Johann Gottfried von Herder de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: Johann Gottfried von Herder de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: Johann Gottfried von Herder
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: