SINOPSE:
José Ortega y Gasset (1883 – 1955) foi um prolífico e distinto filósofo espanhol no século XX. Ao longo da sua carreira como filósofo, teórico social, ensaísta, crítico cultural e estético, educador, político e editor da influente revista, Revista de Occidente,escreveu sobre um vasto leque de temas e temas. Entre os seus muitos livros estão: Meditações sobre Quixote (1914), Invertebrado Espanha (1921), O Tema do Nosso Tempo (1923), Ideias sobre o Romance (1925), A Desumanização da Arte (1925), O que é Filosofia? (1929), A Revolta das Massas (1930), En Torno a Galileu Man and Crisis(1933), História como Um Sistema (1935), Homem e Povo (1939-40), A Origem da Filosofia (1943), A Ideia de Princípio em Leibnitz e a Evolução da Teoria Dedutiva (1948). Além destes livros, escreveu também centenas de ensaios e artigos de jornais e revistas, dos quais os mais importantes são recolhidos em doze volumes, vários dos quais traduzidos para inglês, francês e alemão. Os seus principais escritos revelam um desenvolvimento intelectual que atravessou as experiências do mundo da vida articuladas nas perspetivas da fenomenologia, do historicismo e do existencialismo.A perceção de Ortega sobre a vida humana como realidade fundamental e como um “acontecimento”, a sua análise da distinção ontológica entre “ser” e “ser autêntico”, a sua descrição da interação intersubjetiva do “Eu” e dos “Outros” no mundo social, os seus conceitos de “geração”, “contemporâneos” e “co-avaliantes”, e as suas ideias de “perspetivismo”, “vital” e “razão histórica”, combinam-se para alargar e promover a sua filosofia de realidades sociais e históricas humanas. Através destas orientações intelectuais, Ortega preocupou-se com o estatuto epistemológico do conhecimento histórico, e abordou a filosofia crítica da história como a interpenetração de atitudes filosóficas e históricas. A filosofia crítica da história refere-se assim à posição que caracteriza o mundo que conhecemos e em que agimos como produto da atividade e da mente humanas. Assim, Ortega representou o pensador reflexivo “moderno” que abordou a história a partir da filosofia, e cujas teorias da história como fonte de conhecimento humano têm simbolizado a tendência para ligar conceitos de temporalidade e mente históricas. Desafiou abordagens positivistas à história e contribuiu com um aspeto importante para o conceito moderno da história: o princípio de que há conexão e significado na história humana que emana de um princípio de continuidade inerente à vida humana individual.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: José Ortega y Gasset de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: José Ortega y Gasset de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: José Ortega y Gasset
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: