Livro: "Estudo Biográfico: Kitaro Nishida"

SINOPSE:

Kitaro Nishida foi o filósofo japonês mais significativo e influente do século XX. O seu trabalho é decisivo em vários aspetos: estabeleceu no Japão a disciplina criativa da filosofia como praticada na Europa e nas Américas; enriqueceu essa disciplina infundindo a filosofia anglo-europeia com fontes de pensamento asiáticas; forneceu uma nova base para os tratamentos filosóficos do pensamento budista da Ásia Oriental; e produziu novas teorias de si mesmo e do mundo com implicações ricas para a filosofia contemporânea. O trabalho de Nishida também é frustrante pelo seu estilo repetitivo e muitas vezes obscuro, formulações extremamente abstratas, e investigações detalhadas mas frequentemente sem saída. Nishida disse uma vez sobre o seu trabalho: “Eu sempre fui um mineiro de minério; Nunca consegui refiná-lo” (Nishida 1958, Prefácio). Uma apresentação concisa das suas conquistas exigirá, portanto, uma ampla seleção, interpretação e esclarecimento.Este artigo apresenta o trabalho de Nishida numa ordem aproximadamente cronológica. Podemos compreender o seu projeto filosófico em geral como uma tentativa de restaurar a experiência e a consciência o rigor, a necessidade e a universalidade concedidas à lógica. Este projeto desenvolveu-se numa direção bastante oposta à do psicologia, o que reduziria a lógica às contingências da mente ou do cérebro individuais. Também difere dos esforços para estabelecer a lógica pura como um reino autoexplicativo, na medida em que Nishida insistiu no ponto de partida da experiência, uma prioridade que partilhou com a fenomenologia de Husserl e o empirismo radical de William James. Podemos caracterizar a sua filosofia em geral como uma metafísica fenomenológica pela sua universalização da experiência na primeira pessoa. Pode igualmente ser considerada uma ontologia de formas lógicas para as suas investigações da sua base experiencial, com uma única qualificação: embora Nishida tenha proposto uma fonte unitária dessas formas, essa fonte não é exclusividade nem positiva; por outras palavras, a própria fonte não pode ser descrita monisticamente como uma forma ou coisa mais básica. Nishida eventualmente chamou esta fonte “mu” (nada), uma noção que ele encontrou particularmente proeminente nas tradições asiáticas. Os seus interesses levaram-no a desenvolver uma filosofia de cultura, e o seu estatuto de filósofo principal do Japão levou funcionários do governo a chamá-lo para justificar o expansionismo japonês no final dos anos 30 e início dos anos 40. O seu último trabalho recapitulou o seu relato não dualista do mundo e de si mesmo, mas também reinterpretou o significado da morte.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: Kitaro Nishida de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: Kitaro Nishida de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: Kitaro Nishida

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: