SINOPSE:
Sadr al-Din Muhammad b. Ibrahim b. Yahya Qawami Shirazi (ca. 1571-1636) é indiscutivelmente o filósofo islâmico mais significativo depois de Avicenna. Mais conhecido como Mulla Sadra, mais tarde foi-lhe dado o título de Sadr al-Muta’allihin (Mestre dos Teosistas) pela sua abordagem à filosofia que combinava um interesse pela teologia e baseava-se em insights da intuição mística. Ele considerava a filosofia um conjunto de exercícios espirituais e um processo de teose, uma busca da sabedoria cujo objetivo era adquirir sabedoria e tornar-se um sábio, e, portanto, tornar-se divino. Ele defendeu um método filosófico radical que tentou transcender a simples dicotomia entre um modo discursivo e ratiocintivo de raciocínio e conhecimento, e um modo de conhecimento mais intuitivo, poético e não-proposicional. Tornou-se famoso como o pensador que revolucionou a doutrina da existência na metafísica islâmica. Ao criticar uma metafísica aristotélica que assumiu que o material básico da realidade era constituído por substâncias, iniciou um processo (neoplatónico) metafísica da mudança, fundado e movido por atos de ser. Um pensador afiado que escreveu trabalhos em filosofia, teologia, misticismo e exegese bíblica, tentou uma síntese abrangente de abordagens ao pensamento islâmico e defendeu a necessidade do método de compreensão da realidade através de uma mistura de raciocínio lógico, inspiração espiritual, e uma profunda meditação sobre as principais fontes bíblicas da tradição dos Doze Xiitas no Islão. Tendo uma abordagem holística da investigação filosófica, a sua compreensão da busca da sabedoria incluía hermenêutica bíblica e exegese, bem como raciocínio teológico. Figura-chave de um grupo de pensadores a quem Nasr e Corbin se referiram como a “Escola de Isfahan”, desempenhou um papel importante na vida intelectual durante a revitalização da filosofia sob o Safavid Shah ‘Abbas I (r. 996-1038 AH/1588-1629 CE) e mais tarde na vida foi o professor mais importante no seminário filosófico conhecido como Madrasa-yi Khan na sua cidade natal de Shiraz. Desde o início do século XIX, o pensamento de Mulla Sadra tornou-se o paradigma filosófico dominante no seminário xiita no Oriente Islâmico e também foi amplamente influente no sul da Ásia.
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