Livro: "Estudo Biográfico: Samuel Alexander"

SINOPSE:

O filósofo australiano Samuel Alexander (1859–1938) foi uma figura proeminente na filosofia britânica do início do século XX. Ele é mais conhecido como um dos progenitores do emergentismo britânico, um movimento que afirmava que a mente “emerge” da matéria. Alexander rejeitou o idealismo e, consequentemente, também pode ser rotulado de “novo realista” ao lado de artistas como Bertrand Russell; no entanto, ao contrário de outros novos realistas, Alexander manteve laços estreitos com o idealismo britânico ao longo de sua carreira, e sua ontologia é sem dúvida semelhante ao idealismo absoluto de FH Bradley. O sistema metafísico maduro de Alexander é apresentado em sua maior obra Espaço, Tempo e Deidade.(1920). Alexander concebe o mundo como uma hierarquia de níveis: o espaço e o tempo ficam no nível mais baixo e, através de um processo de emergência, dão origem aos níveis de matéria, vida, mente e divindade. Esses níveis são permeados por características “categóricas” da realidade, como substância, universais e causalidade. Embora Alexander seja conhecido principalmente como metafísico, ele também escreveu extensivamente sobre muitos outros tópicos filosóficos, incluindo a história da filosofia, ética, estética e filosofia da religião. Alexander passou a maior parte de sua carreira profissional na Universidade de Manchester, onde apoiou vários movimentos na educação e no feminismo. Em sua morte, Alexander deixou seus papéis filosóficos e correspondência para a Biblioteca John Rylands em Manchester,Embora Alexander nunca tenha fundado uma escola de filosofia, seu trabalho foi amplamente comemorado durante sua vida. Seu amigo e colega John Laird descreve Espaço, Tempo e Deidade como “a mais ousada aventura em metafísica especulativa detalhada” desde Hobbes. Ele acrescenta que, “os revisores de Alexander, em geral, ficaram profunda e agradecidos, se raramente foram convencidos” (Laird 1939: 61–5). Alexander foi creditado por ter influenciado figuras tão diversas quanto o filósofo do processo AN Whitehead, John Anderson o “pai da filosofia australiana” e sua escola em Sydney, e o filósofo da história RG Collingwood. Vários estudos foram produzidos sobre o trabalho de Alexander em meados do século XX, mas desde então ele foi negligenciado.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Biográfico: Samuel Alexander de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Biográfico: Samuel Alexander de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Biográfico: Samuel Alexander

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: