Livro: "Estudo Biográfico: Zhu Xi"

SINOPSE:

Zhu Xi, o preeminente neo-confúcio da Canção do Sul (1126-1271), é geralmente classificado como segundo apenas para Confúcio (551-479 a.C.) em influência e como rivalizando Zhuangzi (século IV a.C.) em acuidade filosófica na tradição filosófica chinesa. Um académico e classicista líder, bem como intelecto afiado e praticante dedicado, Zhu Xi escotizou uma síntese filosoficamente convincente das ideias dos mestres Zhou Dunyi (1017-73), Zhang Zai (1020-77) e os irmãos Cheng Yi (1033-1107) e Cheng Hao (1032-85). Intrigantemente, a sua ideia de uma abordagem sintética holística em si pode ter sido inspirada em parte pelo budismo huayan (Ivanhoe 2000: 47-49). Como passar do] tempo, asíntese neo-confúcio de Zhu Xi provou ser um potente catalisador filosófico para os seus apoiantes intelectuais e adversários, até à queda da China Imperial em 1911 e mais além. A sua influência estendeu-se gradualmente à Coreia, ao Japão e ao Vietname, bem como a cada um dos quais adaptou o seu pensamento juntamente com os clássicos e tradições confúcios à sua maneira distinta. Além de sintetizar as principais ideias neo-confúcios da Canção do Norte, Zhu investigou e refletiu sobre os cinco clássicos recebidos (Alterações, Odes, História, Ritos e Anais primavera e outono),ecompilados, editados e comentados sobre um compêndio de textos confúcios essenciais, a Grande Aprendizagem (Daxue),os Anacídeos (Lunyu) deConfúcio, o Livro de Mencius (Mengzi),ea Doutrina da Média (Zhongyong),intitulado Os Quatro Livros ( Sishu). Ele também preparou uma edição das Canções do Sul (Chuci)para ser anexado aos Odes.. Notavelmente, do Grande Aprendizagem Zhu adaptou e destilava a metodologia de investigar as coisas para alargar o conhecimento enquanto, a partir da Média, ele salientou se sintonizar para alcançar a máxima propriedade. Investigar as coisas incorporava a leitura e os estudos clássicos, mas garantiu a sua compreensão prática e ressonância pessoal com o pulso da vida: natureza e fenómenos, bem como a sociedade e as relações e preocupações humanas (Gardner 1986, 1990). Sintonizar-se envolveu concentração reverente e reflexão e prática conscientes. Um século mais tarde, a dinastia Yuan (1271-1368) adotou a edição de Zhu Xi dos Quatro Livros como base para o Sistema de Exame Imperial, canonizando-o até ao fim do sistema de exame imperial no final da dinastia Qing (1644-1911) em 1908. A mudança dos Cinco Clássicos para os Quatro Livros como base do sistema de exame imperial resultou numa reforma e renovação da tradição e perspetiva confúcio. Efetuou uma restauração da preocupação original de Confúcio com o cultivo, realização e prática tecnóricas pessoais da abordagem mais burocrática e carreirista adotada por muitos confucianos das dinastias Han e Tang (206 a.C.C.- 905 d.C.) que enfraqueceram a tradição espiritualmente. O espírito e o pensamento de Zhu Xi estavam profundamente enraizados nos ensinamentos originais de Confúcio e sua escola inicial, bem como nas ideias seminais dos mestres da Canção do Norte, e exerceram uma profunda influência na China e em torno da Ásia Oriental durante séculos.

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