Livro: "Estudo e Comentário sobre o Livro do Profeta Joel"

SINOPSE:

Joel foi um profeta do Antigo Testamento, pouco se sabe sobre a sua vida e história. O que é conhecido é o nome do seu pai Petuel. As suas profecias foram ditas em Jerusalém. A sua vida deve ter sido vivida em Judá. Ele não era sacerdote, mas tinha um grande interesse no templo e naqueles que nele serviam. As suas profecias foram dirigidas ao povo.O livro de Joel foi escrito numa data desconhecida. O período do seu ministério é também questionado. Pode ter sido quando o Rei Joás (835-796 a.C.) ainda era uma criança. Joel significa “YHWH é Deus”. Ele profetiza a descida do Espírito Santo e liga a obra de Deus no VT ao nascimento da Igreja no NT. Mostra o desejo intenso de Deus de manter a intimidade com todo o seu povo. Joel chamou-os para se voltarem para Ele. Ele descreve uma praga de gafanhotos (Joel 1:1-20) que atacava sucessivamente em bandos de tamanho assustador, devorando a casca de figueiras, campos de trigo, vinhas e pomares, extinguindo o material para os sacrifícios dos sacerdotes. A peste é um símbolo da ira divina e do seu castigo contra o pecado. Os desastres da natureza mencionados no capítulo 1 são linguagem figurativa que se refere a inimigos estrangeiros que devastariam Judá, algum exército invasor, assírio ou babilónico (Joel 2,1-11).Os judeus deviam lamentar no dia da indignação de Deus, ou seja, no dia do Seu julgamento (Joel 1,13-16). O profeta menciona várias vezes o dia do Senhor, ou seja, o dia em que Ele se levanta para executar o Seu julgamento. Contudo, nunca é tarde demais para o arrependimento, e é feito um novo apelo ao culto especial no templo, tanto para os sacerdotes como para o povo (Joel 1:13-16 cf. Joel 2:12-17). A devastação dos gafanhotos será então substituída pela abundância que o Senhor providenciará (Jo 2,18-27) através da efusão do Espírito (Jo 2,28-32 – a chuva precoce e última), realizada no dia de Pentecostes (Act 2,17-21); as manifestações da natureza podem ter um significado apocalíptico (Jo 2,30-32; cf. Ap 6,12-13). Assim, após o arrependimento, virá a restauração do povo. Em Joel 3:8, o Senhor menciona o nome de um povo, os Sabeanos, referindo-se aos primeiros progenitores de um distrito da Etiópia. Outra citação interessante encontra-se em Joel 3,18, onde o profeta fala de uma fonte de água que sairá da Casa do Senhor e regará o vale de Shittim (ou vale das acácias).

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo e Comentário sobre o Livro do Profeta Joel de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo e Comentário sobre o Livro do Profeta Joel de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo e Comentário sobre o Livro do Profeta Joel

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: