Livro: "Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo"

SINOPSE:

Há muito que os filósofos se interrogam sobre a natureza da causalidade. Existem verdadeiras causas no trabalho no mundo, e, em caso afirmativo, o que as torna as causas que são? Como é que as causas provocam as coisas, e que tipo de ligação tem uma causa no seu efeito? Estas questões assumiram um outro nível de complexidade quando foram suscitados várias considerações religiosas e teológicas sobre estas questões. Por exemplo, os filósofos vieram questionar como a atividade causal divina deve ser entendida, particularmente, em relação à causalidade natural das criaturas. É a partir deste contexto, em que surgiram questões sobre a natureza da causalidade misturadas com questões sobre a relação entre a causalidade divina e natural, que o ocasionalismo surgiu. O ocasionalismo tenta abordar estas questões apresentando como sua intuição central a afirmação de que, independentemente das nossas inclinações de bom senso, Deus é a única causa verdadeira. Nas palavras do mais famoso ocasionalista da tradição filosófica ocidental, Nicolas Malebranche, “só há uma verdadeira causa porque só existe um Verdadeiro Deus; … a natureza ou o poder de cada coisa não é nada mais que a vontade de Deus; … todas as causas naturais não são causas verdadeiras, mas apenas causas ocasionais” (OCM II, 312 / Search 448) Um ocasionalista completo, como Malebranche, então, pode ser descrito como alguém que subscreve os seguintes dois princípios: (1) a tese positiva de que Deus é a única causa genuína; (2) a tese negativa de que nenhuma causa de criatura é uma causa genuína, mas, no máximo, uma causa ocasional. No entanto, nem todos os filósofos que foram identificados como ocasionalistas eram ocasionalmente ocasionais neste sentido, uma vez que alguns argumentavam que apenas um subconjunto limitado de criaturas carecem de poderes causais, e assim afirmaram a eficácia causal de outras criaturas. Para estes ocasionalistas, as duas teses que acabam de dizer acima seriam demasiado fortes, e subscreveriam uma posição mais fraca ao longo das seguintes linhas: enquanto Deus é a causa genuína única em algum domínio restrito, outras causas genuínas são operativas no mundo, e nem todas as causas criaturais são meramente causas ocasionais.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: