SINOPSE:
Ler um texto dramático é uma experiência diferente de ver um texto representado, ou de participar de sua representação. Mas que diferença é essa, ou como explica-la? Dizem teóricos que o teatro é drama para o palco. Nesse sentido, é possível questionar uma distinção que parece comum entre a literatura e o teatro. A literatura em geral é entendida como uma experiência mais individual, enquanto a arte dramática é experiência coletiva. Porém, o texto dramático, antes de ser representado, é lido tanto individual como coletivamente. E o teatro? Será que, para existir, é necessário sempre, no mínimo, um ator, um espectador e um autor? Essas e outras perguntas são cruciais para o estudo do drama, visto não apenas como um texto literário, mas também como arte encenável. Neste livro, você poderá refletir sobre todas essas questões, sobre os cruzamentos entre diferentes artes e os pontos em que se distanciam. Sabe-se que uma das prováveis origens do drama vem de sua conexão inicial com a religião, ou o ritual religioso. Vem dessa ligação histórica, ainda, a definição do drama como experiência e criação coletivas. Com o passar do tempo, a função social dessa arte se modifica. Porém, vários de seus elementos, como a possibilidade do jogo, permanecem vivos. Outros conceitos, pensados na Grécia antiga por filósofos como Aristóteles, também continuam presentes nos debates acerca do teatro. É o caso da catarse, uma libertação, ou purificação, que se daria através da identificação do espectador com as ações representadas no palco. Ainda assim, no teatro moderno, almejam-se efeitos opostos, por vezes, como o da dissociação, em que seria possível observar a ação de um personagem sem identificar-se, contextualizando-a, além disso, em um meio social. Assim, este livro procura expor momentos importantes da história do teatro ocidental e do desenvolvimento do drama, suas transformações e inovações ao longo do tempo. A partir da discussão de tópicos como autoria, espaço, gênero, narrativa e modernidade, você poderá avaliar diversas definições e divisões da arte dramática e da literatura, assim como posicionamentos sobre sua função, ou seu papel, e suas relações com a sociedade, a cultura e a política. Dessa forma, partiremos de exemplos de dramas de diversas nacionalidades, como a inglesa, a americana, a francesa e a alemã, chegando ao Brasil e à leitura e interpretação do que se produz no presente. Cada dimensão citada, seja relacionada à linguagem do drama ou a sua relação com o contexto em que é produzido ou consumido, integra esta área de estudos, e é fundamental para que se possa ler literatura e frequentar o teatro com uma postura crítica, questionadora. Nessa trajetória, a cada capítulo você poderá se posicionar como leitor e crítico de drama, estabelecendo comparações entre obras e pensandoo mundo criado por elas.
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