Livro: "Estudos prisionais"

SINOPSE:

É com muita satisfação que conto com a parceria da Editora Canal Ciências Criminais para promover a presente obra, intitulada Temas Prisionais.
A ideia surge da reunião de diversas colunas publicadas ao longo de mais de quatro anos junto ao Canal Ciências Criminais.
Pretendemos buscar aquelas que diziam com a temática e trazer ao leitor e a leitora a junção desses textos, a fim de provocar o debate e a reflexão acerca de um tema que não perde a sua atualidade.
Aliás, Foucault já enunciava a centralidade da pena de prisão, e nos parece que a contemporaneidade ainda deposita e credita na pena privativa de liberdade o ‘combate a criminalidade’, como se a punição fosse o único meio possível de se efetivar as promessas de segurança pública.
Mesmo que a Criminologia já tenha colocado em xeque a falência da pena de prisão, deitando-se sobre os efeitos da prisionização, bem como sobre a impossibilidade de se relacionar redução da criminalidade com aumento de punição, mas podendo demonstrar, a contrário senso, que o aumento do encarceramento propicia maior incremento do crime, vide o surgimento das facções no interior dos estabelecimentos penais; ainda se continua correlacionando ‘punição’, ‘prisão’ e ‘justiça’, como se Zaffaroni já não nos tivesse demonstrado que nenhuma teoria jurídica seria possível a racionalizar a pena de prisão, uma vez estando esta alicerçada na vingança.
Assim, quando nos tornamos o terceiro país do mundo que mais encarcera, em condições degradantes e desumanas, não por menos a declaração do estado de coisas inconstitucional do sistema penitenciário brasileiro pelo Supremo Tribunal Federal, e, em tempos de populismo punitivo e de evidente recrudescimento, com políticas que tendem a se afastar dos valores democráticos e do Estado de Direito, imprescindível nos parece o presente debate e a reflexão contínua sobre a temática prisão.
Eduardo Galeano já nos disse que a utopia serve para que possamos caminhar. Que a presente reflexão possa servir de caminho para superação da pena de prisão e se já servir para proposição de uma política reducionista de danos, já nos terá valido apena.
Boa leitura!

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudos prisionais de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudos prisionais de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudos prisionais

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: