SINOPSE:
“Conhecimento e Sabedoria, longe de ser um só, Muitas vezes não têm qualquer conexão. O Conhecimento vive em cabeças repletas de pensamentos de outras pessoas; A Sabedoria habita mentes atentas a si mesmas. O Conhecimento se orgulha de ter aprendido tanto; A Sabedoria é humilde por não saber mais.” William Cowper, in A Tarefa Pessoas que têm ouvidos também têm línguas e falam o que elas acham que lhes convém falar. O resultado é que o político sábio fala cuidadosamente com um ouvinte, como ele falaria com dez mil ou para uma audiência de muitos milhões, como afirmam os comitês de campanha. Esta é a verdade mesmo no meio da própria família do político. É sempre necessário, dia e noite, guardar cada palavra como se viesse a ser publicada na primeira página de um jornal hostil. A verdade é que o político experiente nunca conta aos seus amigos qualquer coisa que ele não queira que seus inimigos ouçam. Mas não se deve pensar que ele permite que seus amigos saibam disso. Quando Maquiavel escreveu O Príncipe o mundo era governado por déspotas. O poder político era baseado diretamente na força, na conquista física de rivais. Muito do livro de Maquiavel constitui-se de conselhos a um príncipe sobre como se manter pela força das armas. Por mais apropriado que isso possa ser para os dias atuais, não se aplica exatamente aos governantes ou pretensos governantes, pois, pelo menos hoje, recorrer às armas não seria praticável para aqueles que governam. Nossa nação pacífica e iluminada é governada por políticos, não por déspotas apoiados pela força militar. Obviamente, o político, para atingir o poder e para assegurá-lo, não pode empregar os mesmos métodos e ferramentas de quinhentos anos atrás. Maquiavel considerou Cesare Borgia o príncipe ideal, o homem cujas ações e cuja arte serviu de modelo para ser imitado por todos que aspiraram governar. Devemos concordar que Cesare Borgia agiu com habilidade quase perfeita em lidar com as condições de seu tempo. A maioria dos homens cujos nomes iluminam as páginas da história encontrou-se com derrotas de um tipo ou de outro. Roosevelt, eleito para quatro mandatos presidenciais nos Estados Unidos, foi um candidato malsucedido a Vice-Presidente em 1920. Niccolo Machiavelli escreveu para sua época. Em O Príncipe, ele não discutiu a favor ou contra a injustiça do despotismo. O despotismo estava estabelecido na ordem do tempo, e ele dedicou-se, corretamente, em observações sólidas e instrutivas para o benefício daqueles que seriam déspotas de sucesso.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Estudos Sobre A Política de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Estudos Sobre A Política de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Estudos Sobre A Política
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: