Livro: "Ética aos contemporâneos"

SINOPSE:

Pensar os fundamentos da moral em uma perspectiva contemporânea é pensá-los em uma perspectiva não subjetiva, ou pelo menos em uma perspectiva não solipsista. Esse tornou-se o estímulo discriminativo para o programa de pesquisa da ética contemporânea, com diversas variáveis e campos, todos legítimos. Este livro enfrenta, justamente, esse problema.Nele, o que argumento é que, na nossa época (como algo que lhe distingue das demais e merece justamente o nome de nossa época) é que, a presença do sujeito moderno como figura principal nos discursos e práticas da modernidade sofreu um forte abalo na virada do século XIX para o XX, tendo que disputar o foco com outros fundamentos para a ação moral, tais como as estruturações sociais, políticas e econômicas, além de linguísticas, psicanalíticas, evolucionistas e comportamentais. Aquele conceito de sujeito que tinha desbancado Deus e ocupado o centro do universo, tem seu lugar ameaçado, não por outro, mas por uma pluralidade de fundamentos em um movimento conhecido atualmente como modernidade tardia, pós-modernidade ou filosofia contemporânea.Acredito e defendo nesta obra, que o conceito de sujeito moderno reúne dois significados distintos: é indivisível e singular. Sua gênese está associada à reforma protestante e ao protestantismo, que liberaram a consciência das instituições religiosas; ao humanismo renascentista, que colocou o homem no centro do universo; e às revoluções científicas, que conferiram ao homem as capacidades de investigação e domínio da natureza e o Iluminismo, centrado na imagem do homem racional, científico e livre dos dogmas e da intolerância. Assim, com os abalos sofridos por esses modelos pelos mais diversos paradigmas contemporâneos (o neopentecostalismo que desbanca as igrejas reformistas, o niilismo que desbanca o iluminismo, o anarquismo metodológico que desbanca o cientificismo, os movimentos sociais que desbancam as identidades subjetivas, o evolucionismo que desbanca o antropocentrismo etc), o conceito que lhes dava unidade está enfraquecido e não pode mais ser tomado como fundamento da ética contemporânea.Carecemos, portanto, de uma ciência moral contemporânea, lançada sobre as bases do pensamento contemporâneo. Bases essas, diga-se de passagem, ignorada por muitos pensadores que estão vivos e perambulando entre nós, como se nada tivesse mudado.Enfrento essa questão neste livro de duas formas, a primeira verificando os fundamentos desta crise; a segunda, analisando algumas questões éticas sob o prisma contemporâneo de uma ética não subjetivista.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ética aos contemporâneos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ética aos contemporâneos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ética aos contemporâneos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: