Livro: "FILOSOFIA DO LIBERALISMO"

SINOPSE:

Chegando na era moderna, a política e a filosofia se atrela também à economia e daí surgi o pensamento Liberal contratual. O liberalismo pode ser visto como o correlato político e do subjetivismo epistemológico característico do séc. XVII-XVIII. Sua problemática central consiste na necessidade de conciliar os direitos individuais, considerados como naturais, com a necessidade da vida social. Hobbes, Locke e Rousseau são os pensadores mais importantes que discutiram essa problemática, concordando quanto à concepção de um contrato social como fundamento da sociedade organizada racionalmente, embora divergindo sobre a natureza humana e as características do Estado. O Iluminismo valoriza o conhecimento como instrumento de liberação e progresso da humanidade, levando o homem à sua autonomia e a sociedade à democracia, ou seja, ao fim da opressão pelo absolutismo dos reis.Liberalismo é uma teoria política e social que enfatiza fundamentalmente os valores individuais da liberdade e da igualdade oriundo do Iluminismo[1]. Palavras como “liberal”, “liberdade”, “libertário” e “libertino” traçam sua história até o latim liber, que significa “livre”. Uma das primeiras instâncias registradas da palavra “liberal” ocorreu em 1375, quando foi usada para descrever as artes liberais no contexto de uma educação desejável para um homem nascido livre. A ligação inicial da palavra com a educação clássica de universidades medievais logo deu lugar a uma proliferação de diferentes denotações e conotações. “Liberal” poderia se referir àquele “livre na concessão” inicialmente em 1387, “feito sem restrição” em 1433, “livremente permitido” em 1530 e “livre de restrição” muitas vezes como uma observação pejorativa nos séculos XVI e XVII. Na Inglaterra do século XVI, as palavras relacionadas poderiam ter atributos positivos ou negativos, podendo se referir à generosidade ou indiscrição de alguém
[1] O iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, em especial, na França. Os pensadores iluministas defendiam as liberdades individuais e o uso da razão para validar o conhecimento. Também chamado de “Século das Luzes”, o movimento iluminista representa a ruptura do saber eclesiástico, isto é, do domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento. E dá lugar ao saber científico, que é adquirido por meio da racionalidade. O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado. Na França, as doutrinas centrais dos filósofos do Iluminismo eram a liberdade individual e a tolerância religiosa em oposição a uma monarquia absoluta e aos dogmas fixos da Igreja Católica Romana. O Iluminismo foi marcado por uma ênfase no método científico e no reducionismo, juntamente com o crescente questionamento da ortodoxia religiosa — uma atitude capturada pela frase Sapere aude (em português: “Atreva-se a conhecer”). O iluminismo é um movimento da Idade Moderna que rompeu com o teocentrismo – doutrina que coloca Deus no centro de tudo – e passou a ver o indivíduo como o centro do conhecimento.

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