SINOPSE:
“Fogodepalha” é uma coletânea de monólogos interiores escritos originalmente em inglês ( sob o título “Flashinapan “) e em verso livre. Cada um destes monólogos pode ser lido separadamente e ainda assim fazer sentido, embora haja uma certa ordem cronológica estabelecida no sumário. A autora inicia sua jornada tentando estabelecer uma identidade própria, como sul- americana de extração romano- católica e luso- brasileira vivendo em Londres há três décadas ( um aceno à canção “ Englishman in New York”, de Sting, pode ser imediatamente reconhecido no auto-retrato que abre a coletânea). A partir daí inicia-se a crônica de um “love affair” com a língua inglesa, iniciado ainda na infância e largamente motivado por um desejo de ajudar e impressionar seu adorado pai com o “hobby” das palavras cruzadas. Ao mesmo tempo em que vive o luto pela morte recente deste pai, a autora recorda uma infância muito feliz vivida nos anos de 1970 numa pequena cidade do nordeste brasileiro: Floresta do Navio, no Alto Sertão pernambucano. Mais tarde, o leitor verá a autora como uma relapsa estudante de pós -graduação trabalhando nas horas livres numa das lojas mais icônicas de Londres, a Selfridges, quando inusitados encontros acontecem com algumas celebridades locais: o artista Damien Hirst, a Princesa Beatrice e o ator Jonathan Rhys-Myers aparecem como fregueses e os vendedores resolvem provocá-los, engajando-os em diálogos surreais e atrevidos_ sejam factuais ou imaginários. Os leitores familiarizadas com a música dos Smiths vão facilmente identificar em “ Flashinapan/Fogodepalha” as muitas citações de letras de canções escritas por Morrissey _ e com efeito um surpreendente encontro( dentro de uma loja no bairro londrino de Primrose Hill em 1995) com o próprio cantor e letrista britânico é relatado em detalhes. Leitores de persuasão “highbrow” reconhecerão também citações de Emily Dickinson, W.B. Yeats, T.S. Eliot e Olavo Bilac. Alguns poemas são dedicados aos poucos e preciosos sobrinhos da autora e à alegria trazida pelos pequenos em meio à sua batalha contra a depressão na idade adulta. Preocupações com questões da atualidade no seu Brasil natal e histórias de suas viagens à sua amada Índia conferem a “Fogodepalha” um distinto sabor da vida na aldeia global dos dias de hoje, tendo Londres como o foco de atividades para onde convergem todos os caminhos. O livro conclui com uma nota de esperança e enfrentamento diante dos novos desafios trazidos pela era do Brexit, Trump, das atrocidades terroristas mais recentes e da tragédia de Grenfell em Londres.” Flashinapan/Fogodepalha” pode ser lido como uma abordagem de espírito leve da história comum de vida de uma imigrante com suas alegrias e tribulações. E uma celebração de um mundo e um momento histórico onde e quando palavras como “ imigrante” e “globalização “ ainda não eram tão demonizadas quanto parecem ser nos dias de hoje.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro FOGODEPALHA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro FOGODEPALHA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro FOGODEPALHA
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: