Livro: "Fome e Sede de Justiça"

SINOPSE:

Este livro apresenta um compêndio de artigos sobre o desenvolvimento do conceito de justiça ao longo dos séculos. É a presença dos pensamentos de alguns dos maiores filósofos de todos os tempos sobre o que é justiça que qualifica esta obra como uma significativa propedêutica à filosofia do Direito. O tom ensaístico com que as principais correntes filosóficas são articuladas com a perspectiva particularizada do autor confere ao escrito um caráter híbrido. As especulações registradas ao longo da história sobre o conceito de justiça são revisitadas passando pelo prisma da fala paradigmática de Jesus registrada no Evangelho de Mateus, que não só trata quem passa pela sinestesia de fome e sede de justiça como um bem-aventurado, mas arrazoa essa bem-aventurança em uma promessa de cunho escatológico: a fartura! Mas há ainda um outro motivo que faz com que a fartura prometida por Jesus seja tratada neste livro como um evento escatológico, é a insuficiência dos meios humanos para alcançar a justiça, e é aqui que reside a essência desta obra. Não é a insuficiência de meios para perseguir a justiça, esses meios sobejam; a insuficiência reside inexoravelmente em alcançá-la. O próprio esforço intelectual no transcurso dos séculos para definir o que é justiça é já uma evidência de que a fome e a sede por ela permanecem uma constância no desenrolar do drama histórico da humanidade. É claro que o empenho intelectual não se restringia à conceituação do termo, mas revelava também uma inclinação do espírito, um desejo de tocar a justiça, de alcançá-la, de ser uma testemunha viva da sua manifestação na realidade, e, ainda que pontualmente, aqui e ali haja algum deleite, na totalidade esses deleites não passam de paliativos, não passam de uma refeição aleatória com a qual um transeunte maltrapilho é surpreendido em suas vagueações, um mero aperitivo para um espírito que persegue a fartura e tem a plenitude como seu norte. Em um mundo que tem a injustiça como um aspecto intrínseco à sua constituição e estrutura, viver como um faminto é uma vida digna e virtuosa, viver com a língua apegada ao céu da boca devido à sede intensa é uma vida que vale a pena ser vivida.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Fome e Sede de Justiça de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Fome e Sede de Justiça de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Fome e Sede de Justiça

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: