Livro: "Formação de Professores: No Desenho de Disciplinas e Cursos"

SINOPSE:

O exercício da docência traz aos professores o desafio constante de vivenciar práticas de ensino e aprendizagem que, muitas vezes, não foram preparados para enfrentar.
Esta obra tem foco em um ponto fundamental para práticas didáticas mais exitosas: o desenho das experiências de aprendizagem. Nele, os autores propõem um método inovador, baseado em quatro pilares fundamentais:
o planejamento de objetivos de aprendizagem e de conteúdos associados (P);a seleção de dinâmicas com maior potencial para motivar os alunos a praticarem os objetivos propostos (D);os processos avaliativos alinhados aos objetivos (A);os feedbaks efetivos, após a coleta dos resultados, para a aprendizagem dos estudantes (F).
Esses pilares são amplamente abordados em diversas obras, muitas com grande qualidade e adequação, porém,o diferencial deste livro é a organização desses aspectos em um método de trabalho, para que os professores possam desenhar e implementar experiências de aprendizagem com alto potencial de garantir que os estudantes, efetivamente, possam aprender.
Além dos quatro pilares fundamentais do PDAF®, o método parte de uma premissa aparentemente óbvia, mas em muitos casos colocada em segundo plano: o aprendizado do aluno. Nessa perspectiva, ensinar é uma sequência de atividades planejadas, norteadas pelos objetivos de aprendizagem, para gerar o maior aprendizado possível, considerando os difentes estágios dos estudantes.
Inserido no contexto atual, o livro traz ainda considerações sobre a aprendizagem remota, entendendo-a como um universo de aprendizagem com peculiaridades próprias, mas que, como qualquer outra modalidade, exige desenhos de experiências adequadas ao aprendizado e com alto potencial de uso das diferentes tecnologias que podem auxiliar no processo de coleta de evidências e proposição de dinâmicas diversas, entre outras possibilidades.
Por fim, Formação de professores no desenho de disciplinas e cursos insere as práticas de desenhos de experiências de aprendizagem em um contexto mais amplo: a do desenho do currículo. Afinal, a atuação de um ou outro docente, de forma isolada, sendo feita de forma adequada, pode trazer inúmeros benefícios ao aprendizado dos alunos. Potencial ainda maior tem uma proposta curricular em que docentes possam atuar, de forma alinhada, em direção aos melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.
?

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Formação de Professores: No Desenho de Disciplinas e Cursos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Formação de Professores: No Desenho de Disciplinas e Cursos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Formação de Professores: No Desenho de Disciplinas e Cursos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: