Livro: "Getúlio Vargas – A morte com um sorriso (A era Vargas Livro 3)"

SINOPSE:

Getúlio Vargas, a Morte com um Sorriso é a reedição atualizada e ampliada do terceiro volume do livro A Era Vargas, do autor, publicado originalmente em 2001. Entre as informações acrescentadas à presente edição figura um fato, de importância indiscutível e antes desconhecido pelo autor, ocorrido nos dias mais dramáticos da crise político militar que levaria Vargas ao suicídio na manhã de 24 de agosto de 1954 – fato não mencionado em outros livros e mesmo em biografias desse ex-Presidente: a proposta do então Rei da Mídia no Brasil, Assis Chateaubriand, dono das duas únicas TVs existentes no país e das mais poderosas rádios e dos mais influentes jornais de todos os Estados. Chateaubriand propunha parar com a violenta campanha que desencadeara em todos esses veículos, exigindo a renúncia ou a deposição de Vargas. Ele tiraria de suas televisões o jornalista Carlos Lacerda, o mais talentoso e demolidor dos inimigos do Presidente, que aparecia toda noite, falando por longo tempo e pregando abertamente o golpe para a derrubada do governo. E entregaria essas televisões a quem o Presidente indicasse, para fazer sua defesa. Bastava o Presidente desistir da Petrobrás, por ele criada no ano anterior.Informado da proposta, o Ministro da Justiça Tancredo Neves respondeu: “O Presidente morre, mas não desiste da Petrobrás.” Getúlio Vargas suicidou-se dias depois e com esse gesto converteu a tragédia em seu maior triunfo. O mesmo Tancredo Neves diria que, nos últimos segundos de vida, o Presidente ainda teve um sorriso, ao reconhecer o olhar da filha Alzira e da mulher, D. Darcy. O sorriso de quem sabe que a morte vai preservar tudo que fez em sua vida de estadista e em seus anos de Presidente, sobretudo a Petrobrás e a Eletrobrás, que ele via como instrumentos indispensáveis para promover o desenvolvimento e garantir a soberania do Brasil; e a legislação trabalhista, por ele iniciada nas primeiras semanas de seu primeiro governo, logo depois da Revolução de 1930, e ampliada com grandes avanços até as vésperas da crise de agosto. Ele sabe também que sua morte vai impedir uma guerra civil que sacrificaria a vida de milhares de jovens brasileiros; e que, diante de uma ameaça dessa ordem, o dever do estadista é sacrificar a própria vida para poupar a vida de seus compatriotas. Ele não tem como saber, mas sua morte adiará por dez anos o golpe de 1964, que impôs vinte anos de ditadura militar ao Brasil.O livro reconstitui o dia a dia da crise de agosto de 1954 e começa pela revelação de que o próprio Presidente Vargas tinha certeza de que tentariam depô-lo naqueles dias, assim como tinham derrubado seu primeiro governo, em 1945. Ele estava com a cabeça a prêmio, porque desafiara grandes interesses, sobretudo estrangeiros. E sabia disso.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Getúlio Vargas – A morte com um sorriso (A era Vargas Livro 3) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Getúlio Vargas – A morte com um sorriso (A era Vargas Livro 3) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Getúlio Vargas – A morte com um sorriso (A era Vargas Livro 3)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: