Livro: "GILBERTO FREYRE, ESCRITOR: O MONÓCULO & O CALIDOSCÓPIO"

SINOPSE:

Descrição de Gilberto Freyre, Escritor – O Monólogo & o Calidoscópio – de Cláudio Aguiar
A recorrência aos instrumentos ópticos – monóculo e calidoscópio –, utilizados no título principal deste ensaio, procura destacar algumas tendências decisivas no processo de cristalização do pensamento de Gilberto Freyre e mostrar que elas concorreram para sedimentar um estilo, singular e inconfundível, revelado pela sua arte de escrever.Os sentidos etimológicos dos termos monóculo (de mon(o) + óculo) e calidoscópio (de cal(i) + ido + scop + io), de saída, nos sugerem o conflito que, durante muito tempo, preocupou Freyre: ser cientista ou escritor? Por esse motivo, tentamos focalizar o escritor como artista, circunstância que o enquadra na perspectiva do conteúdo sugerido pelo título deste trabalho. O monóculo – a lente, provida ou não de aro, usada entre os músculos da cavidade orbitária para nos dar a ideia de restrição, de campo visual limitado, ou mesmo adjetiva, isto é, aquele que enxerga por um olho só, nos induz a pensar na faina do cientista atento ao experimento, amarrado, portanto, ao mundo empírico e sem as possibilidades do sonho e do devaneio. Já o calidoscópio – pequeno instrumento cilíndrico em cujo fundo existem fragmentos móveis de vidros coloridos, os quais, sobre um jogo de espelhos dispostos em ângulos longitudinais, refletem infinitas imagens em diferentes cores – é tomado, aqui, como símbolo da atividade do escritor, sempre ávido pelo variável, a percorrer caminhos singulares ou labirínticos. Isso não significa que o escritor sempre veja o mundo por meio de um calidoscópio e o cientista pelo de um monóculo. A sensação de multiplicidade que sugerem os reflexos dos espelhos do calidoscópio, porém, desde logo, cria curiosa oposição aos limitados efeitos provocados pela visão do monóculo. Assim, a visão que nos legou a obra de Gilberto Freyre parece ter sido a do calidoscópio, razão da permanência de seu pensamento no âmbito da cultura brasileira.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro GILBERTO FREYRE, ESCRITOR: O MONÓCULO & O CALIDOSCÓPIO de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro GILBERTO FREYRE, ESCRITOR: O MONÓCULO & O CALIDOSCÓPIO de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro GILBERTO FREYRE, ESCRITOR: O MONÓCULO & O CALIDOSCÓPIO

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: