Livro: "Guerras Brasileiras"

SINOPSE:

A história militar do Brasil compreende séculos de ações armadas no território que abrange o Brasil moderno e o papel das Forças Armadas brasileiras em conflitos e manutenção da paz em todo o mundo. Por várias centenas de anos, a área foi palco de guerras intertribais de povos indígenas. A partir do século XVI, a chegada dos exploradores portugueses levou a conflitos com os povos indígenas; um exemplo notável é a revolta da Confederação Tamoio . As revoltas esporádicas dos escravos africanos também marcaram o período colonial, com uma notável rebelião liderada por Zumbi dos Palmares. Também foram encontrados conflitos com outras nações européias – dois exemplos notáveis são o caso da França Antártica e um conflito com a Holanda no início do século XVII pelo controle de grande parte do Nordeste . Embora Portugal tenha mantido suas posses durante conflitos com outras nações, perdeu o controle da colônia após a guerra da independência brasileira, que levou ao estabelecimento do Império do Brasil. A história do Brasil após a independência é marcada pelas primeiras guerras territoriais contra seus países vizinhos, que afetaram bastante a formação das atuais fronteiras políticas. Por exemplo, a Guerra Cisplatina, travada no atual território do Uruguai, estabeleceu a independência dessa nação. O Paraguai sofreu grande redução em sua população. A guerra acentuou um desequilíbrio entre a quantidade de homens. Algumas fontes citam que 75% da população paraguaia teriam perecido ao final da Guerra. Dos cerca de 160 mil brasileiros que combateram na Guerra do Paraguai as melhores estimativas apontam cerca de 50 mil óbitos e outros mil inválidos. Outros ainda estimam que o número total de combatentes pode ter chegado a 400 mil, com sessenta mil mortos em combate ou por doenças. As forças uruguaias contaram com quase 5.600 homens, dos quais pouco mais de 3.100 morreram durante a guerra devido às batalhas ou por doenças. O conflito custou, pois, ao Brasil, quase onze anos do orçamento público anual, em valores de pré-guerra, o que permite compreender melhor o persistente déficit público nas décadas de 1870 e 1880. Também chama a atenção, nos números sobre as fontes dos recursos gastos na luta, a participação proporcionalmente pequena de empréstimos externos. O Brasil levou à guerra em torno de 139 mil homens, de um total de pouco mais de 9 milhões de habitantes, ou seja, cerca de 1.5% da população.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Guerras Brasileiras de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Guerras Brasileiras de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Guerras Brasileiras

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: