SINOPSE:
Este guia foi desenvolvido a partir de análises de um questionário aplicado aos docentes de Física da Educação de Jovens e Adultos na região Centro Oeste de Minas Gerais e constitui o produto educacional resultante da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, intitulada “Análise de material didático de Física para EJA: do Telecurso ao PNLD-EJA”.A pesquisa que originou este guia buscou verificar a partir do questionário de pesquisa respondido pelos professores, as experiências profissionais e a justificativa na escolha e utilização dos materiais didáticos utilizados em sala de aula, indicando que alguns docentes adaptavam materiais do ensino regular para a EJA, por desconhecimento de obras específicas para este público.Esta lacuna procura ser preenchida através deste guia, que é constituído por esta “Apresentação” que discute as especificidades do público jovem e adulto, bem como a influência que o material didático exerce na ação educativa deles. A “Caracterização das obras e exames de certificação” apresenta três materiais didáticos (TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA), promovendo sua distinção, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula e exemplos de seus respectivos exames de certificação, buscando identificar indícios de compatibilidade entre o material e seu respectivo exame. As “Conclusões” trazem observações a respeito deste produto educacional.Para Strelhow (2012), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa porque envolve dimensões que transcendem a questão educacional. O professor que se propõe a trabalhar com adultos deve refletir criticamente sobre sua prática, tendo também uma visão ampla sobre a sala de aula e sobre a escola em que vai trabalhar. Sobretudo ao lidar com o público jovem e adulto, entende-se que o professor precisa resgatar junto aos alunos suas histórias de vida, reconhecendo o saber cotidiano, incluindo o saber do mundo laboral, pouco valorizado no mundo letrado e escolar. Nesse sentido, vale ressaltar que o material didático assume um papel importante na ação educativa desses alunos, pois é um mecanismo importante na homogeneização dos conteúdos, podendo ser considerado como um instrumento de trabalho capaz de auxiliar a sua aprendizagem.A seleção do material didático deve ser refletida e consciente, levando em consideração os saberes prévios e as características regionais do aluno jovem e adulto, pois o conhecimento a respeito das prioridades da turma tendem a subsidiar o processo de escolha do livro didático.A Lei nº 9394/1996 (LDB) assegura o direito a oportunidades educacionais apropriadas para o público jovem e adulto mediante cursos e exames. Estes exames também foram citados pela Resolução nº 3/2010, que os institucionalizou e estabeleceu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos.Nesse contexto, serão apresentados neste guia os materiais didáticos do TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA, buscando demonstrar a organização dos conteúdos, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula, bem como relacioná-los com seus respectivos exames de certificação nacional, procurando identificar se referenciados pelos materiais, os alunos poderiam encontrar subsídios satisfatórios para as provas do TELECURSO, ENCCEJA e ENEM.Desta forma, também espera-se que este Guia possa ser uma ferramenta complementar na seleção de material didático a ser utilizado nas salas de aula, contribuindo e auxiliando-os no exercício da docência para a EJA.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR SOBRE A ABORDAGEM ADOTADA E OS INDÍCIOS DE COMPATIBILIZAÇÃO COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: