SINOPSE:
HERMAFRODITA – Sappho de Lesbos – Sappho, também conhecida por “Psafo”, Psafa”, ou “Sapho”, nasceu em Mitilene, na Ilha de Lesbos, entre 630 a.C. e 604 a. C. (593 a.C.)final do século VII. A data da sua morte é (desconhecida). O tirano Melancro exilou seus pais e ela teve que ir viver uns tempos na Sicília. Retornou, sob o governo de Pítaco e, abriu um “thíasos”, uma espécie de confraria que preparava as moças de famílias nobres para casamento: lá elas aprendiam música, liam e estudavam, poesia e eram ensinadas a dançar. Tudo sob a proteção da Afrodite (Vênus) e suas Musas. Sappho escreveu hinos, epitalâmios e odes e “Cantos Nupciais”: onde celebra o amor, a beleza e a graça feminina que expressa no afeto por suas alunas. Foi uma das mais célebres poetisas da antiguidade, Grega, ilha de Lesbos. Contemporânea de Alceus e Pítaco. Ficou conhecida por sua poesia escrita, para ser cantada ao som da lira. Sua principal ocupação foi de Poetisa, “Platão chamou-lhe mesmo a “DÉCIMA MUSA””, mas também foi tecelã e Sacerdotisa. A maior parte da Obra (poemas) de Sappho perderam-se ao longo do tempo, como a praticamente todos os escritores da antiguidade, ela foi a pioneira dos temas, uma vez que fugiu do género épico e “violento” (a exemplo, “a Ilíada”), as suas obras são cheias de sensibilidade, intimidade e exaltação do amor, gravando mesmo a sua alma nos seus poemas. O que sobreviveu chegou até nós em forma de versos e “fragmentos”, (dos cerca de 10.000 versos, cerca de 650 foram preservados), embora o único completo seja: “Ode a Afrodite”, preservado graças a Dionísio de Halicarnasso, em sua obra, “composição dos nomes”. Sappho, chegou mesmo a influenciar Catulo e Horácio, que traduziram e imitaram seus Poemas e textos e, até já na época contemporânea, Ugo Foscolo e Giacomo Leopardi século XVIII e XIX (Italianos). Para além da poesia lírica, havia antigos que diziam que também escrevia poesia elegíaca e iâmbica. Sobre a vida de Sappho, sabe-se apenas que era filha de uma família aristocrata e rica de Mitilene, são desconhecidos os nomes de seus pais, apesar de se atribuír geralmente o nome de Cleis a sua mãe e de Escamandronimo a seu pai. Diz-se que possuía três irmãos, os nomes de dois deles são mencionados no poema ´´Os Irmãos´´ Larico e Cárajo ou (Cáraxo), descoberto em 2014. Mitilene Lesbos, Grécia
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro HERMAFRODITA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro HERMAFRODITA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro HERMAFRODITA
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: