Livro: "Hieróglifos egípcios: Um curso de introdução à leitura e escrita do Antigo Egito"
SINOPSE:
Estudar hieróglifos egípcios não é uma tarefa simples. Estamos estudando uma língua que não é mais falada ou escrita, nativamente, há cerca de dois mil anos.
Exige atenção, paciência e a noção de que se está estudando uma língua estrangeira – e não um código. Ou seja: para que você possa entender os textos hieroglíficos, demandará tanto tempo quanto o estudo de qualquer outra língua, antiga ou moderna. Com um agravante: não se pode falar em egípcio – pois, como não escreviam vogais, não se conhece a pronúncia completa das palavras – e, portanto, não se pode treinar pela fala. Apenas pela escrita.
E o que estaremos estudando, exatamente?
A escrita hieroglífica, como você deve imaginar, é a representação gráfica de um idioma, o egípcio antigo. Porém, os egípcios não mantiveram o mesmo idioma durante toda a sua história. Como um povo dinâmico e vivo – e considerando que sua história compreende mais de 2.000 anos – sua língua, sua escrita, suas concepções religiosas, mudavam.
E embora buscassem manter uma ligação com o próprio passado, a escrita do chamado Antigo Império (época de construção das grandes pirâmides) é bem diferente do final de sua história, por exemplo.
E mesmo os hieróglifos, que para nós é a escrita representativa da cultura egípcia, haviam deixado de ser uma escrita viva já no Novo Império, para se tornar uma escrita ritualizada, reservada para documentos religiosos e monumentos. A escrita do dia-a-dia passou a ser o hierático e, depois, o demótico, acompanhando inclusive as mudanças no próprio idioma.
Por isso, os egiptólogos costumam chamar o chamado Médio Império de “Egito clássico”: é o período em que a escrita hieroglífica atinge o seu auge enquanto representação escrita viva, de um idioma também vivo.
Neste livro você poderá reviver um pouco desta história, e ter acesso a um sistema de escrita que, mesmo no período do Antigo Egito, era restrito a poucos membros das classes sociais superiores.
Aqui você começa a sua jornada para se tornar um escriba. Contemporâneo, é claro. Ainda assim, um escriba.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Hieróglifos egípcios: Um curso de introdução à leitura e escrita do Antigo Egito de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Hieróglifos egípcios: Um curso de introdução à leitura e escrita do Antigo Egito de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Hieróglifos egípcios: Um curso de introdução à leitura e escrita do Antigo Egito
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Cidade Jardim: Em busca da boa paz (O Recôncavo Baiano Livro 1)
- O Brasil em dois tempos: História, pensamento social e tempo presente
- O mundo de Atenas
- O farmacêutico de Auschwitz
- Caçadores de obras-primas: Salvando a arte ocidental da pilhagem nazista
- Hegemonia e empiria histórica
- Intérpretes do Brasil: Clássicos, rebeldes e renegados
- A mitologia dos gregos Vol. I: A história dos deuses e dos homens
- Aprender e Ensinar Geografia na Sociedade Tecnológica: Possibilidades e Limitações
- Memórias de um Rebelde
- A FÊNIX NEGRA: Palmares Revivido
- Prevenir É Muito Melhor Do Que Remediar: A Lição De Bernardino Ramazzini Para A Saúde Pública