Livro: "História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964); Memórias da Formação da FCL / Unesp"
SINOPSE:
História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, mobiliza vasta pesquisa documental, coleta de depoimentos decisivos e articula de maneira consequente um aparato teórico com extremo rigor. Publicado num momento em que a instituição universitária sofre com ataques e diversas tentativas de desmonte, o livro é muito oportuno para se conhecer o empenho intelectual e político, que aliou a consciência esclarecida de professores com a vontade política local para criar e consolidar no interior de São Paulo uma faculdade de ponta. Certamente inspirado pela Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, um dos protagonistas dessa história, Ruela conseguiu traçar as linhas gerais do processo de descentralização do ensino universitário na passagem das décadas de 1950 e 1960 e soube explorar as especificidades de um caso singular. Com essa perspectiva multifocal, o autor descreve e analisa a formação de uma faculdade, seu impacto para a cultura local e sua contribuição mais geral, especialmente no campo da literatura, quando se detém no Segundo Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária, do qual participaram intelectuais de peso, como Sérgio Buarque de Holanda, Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz, Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, João Alexandre Barbosa, Paulo Emílio Sales Gomes, entre outros ilustres. Como se percebe, o livro enfoca um capítulo fundamental da democratização da cultura no país, momento abalado pelo advento da ditadura civil-militar iniciada em 1964, sombra que volta a pairar sobre a universidade brasileira. Contra a escuridão ameaçadora, o trabalho de Ruela solicita mais luz, por meio da ciência histórica rigorosa com conceitos e comprometida com a sociedade.Adilson Mendes – Historiador pela Unesp/Assis e Mestre e Doutor pela ECA/USP
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964); Memórias da Formação da FCL / Unesp de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964); Memórias da Formação da FCL / Unesp de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964); Memórias da Formação da FCL / Unesp
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Desenvolvendo projetos de Datalogger Com PIC
- CRÔNICAS DA CIÊNCIA
- Pesquisa em WhatsApp: ancoragens e enquadramentos (Frames Livro 1)
- Consciência e realidade nacional – volume 1: A consciência ingênua
- Signos & Make Up: Conheça O Poder Da Tonalidade Do Seu Signo (1)
- E-BOOK DICAS DE VÉSPERA – Ética Profissional: Você com a vermelhinha na mão!
- Feminismo no cotidiano: bom para mulheres. e para homens também.
- Habermas e as Professoras e Professores de Matemática: Vislumbrando Oásis
- Desenvolvendo em App Inventor para Android um Supervisório para monitorar concentração de GLP Usando o ESP8266 (NodeMCU) programado no Arduino
- Doutrinas pedagógicas, máquinas produtoras de litígios
- GUIA DOS SUPLEMENTOS: O manual prático para evitar gastos desnecessários e atingir a máxima performance.
- A Verdade como Regra das Ações