SINOPSE:
Homenagear Carlos Alberto Faraco é fazer justiça a um percurso intelectual e profissional que faz dele um dos linguistas brasileiros mais importantes da sua geração. Sabendo disso, autores de diferentes áreas da linguística se juntaram na elaboração deste livro-homenagem, ao mesmo tempo heterogêneo e convergente, tal qual Faraco. Impressiona-nos em Faraco a conciliação de saberes e a postura político-ideológica claramente definida, que ecoa vozes silenciadas ao longo de séculos. Ele vem publicando de forma prolífica nos últimos anos, sempre esclarecendo a desafiadora situação linguística que vivemos. O enfoque principal de sua produção é o ensino e o uso da língua portuguesa, abordados de modo a explodir a mitologia negativa que os cerca. O método adotado por Faraco — especialista na análise do discurso de linha bakhtiniana e na historiografia da linguística histórica do português — é elucidar a natureza da(s) norma(s) linguística(s) brasileira(s). Seu propósito é abrir a caixa-preta em que estão guardados os fatores históricos, socioculturais e linguísticos que contribuíram para formar e sustentar o discurso vigente sobre a língua portuguesa no Brasil. Nessa empreitada, Faraco dissipa uma densa nuvem de mal-entendidos, mitos e preconceitos. Os capítulos 1 a 3 [de M. A. L. Dos Anjos; B. Brait; O. Coelho e T. Finbow, respectivamente] dialogam com a obra de Faraco, refletindo sobre a condução de dois aspectos centrais de seu trabalho e sobre sua já clássica História sociopolítica da língua portuguesa. Os capítulos 4 a 6 [de F. E. Vieira; C. Altman; B. Polachini, respectivamente] se dedicam a resultados de pesquisa e a questões teórico-metodológicas sobre a história e o ensino de gramática. Os capítulos 7 a 10 [de A. T. De Castilho; D. Lucchesi; R. Mulinacci; H. Monteagudo, respectivamente] pautam as histórias do português – brasileiro e europeu – e do galego. Os capítulos 11 a 14 [de J. Borges Neto; F. Calvo del Olmo e K. M. R. Da Cunha; X. C. Lagares; M. Bagno, respectivamente] permanecem no eixo da história das línguas, relacionando-o às histórias da linguística no século 19 e início do século 20.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro História das línguas, histórias da linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco (Lingua[gem] Livro 91) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro História das línguas, histórias da linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco (Lingua[gem] Livro 91) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro História das línguas, histórias da linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco (Lingua[gem] Livro 91)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: