Livro: "História do Semi Presidencialismo Francês: da Revolução Francesa aos Coletes Amarelos"
SINOPSE:
Abordamos, em seguida, a Segunda República, que adotou um modelo próximo ao presidencialismo norte-americano, sem que, no entanto, tenham sido colhidos bons resultados.
Na sequência, nosso estudo recai sobre a Terceira República, na qual a França adotou o parlamentarismo, com a chefia de governo atribuída ao Presidente do Conselho de Ministros, e a chefia de estado atribuída ao Presidente da República.
Analisamos o modelo de governo adotado pela breve Quarta República, que teve o seu nascimento e o seu fim originados por crises políticas.
Por fim, chegamos à Quinta República, onde foi implantado, de forma polêmica e controversa, o semi presidencialismo, inspirado nas demandas de Charles De Gaulle.
Em síntese, a obra aborda o longo e contínuo processo de evolução política francesa, ao longo de mais de dois séculos, passando pela etapa de formação, na fase revolucionária; de ascensão, no século XIX; e de consolidação, no século XX.
A pesquisa procurou abranger as principais reformas, as mudanças legislativas ocorridas, os instrumentos jurídicos criados e as inovações introduzidas ao longo dos séculos. Todo este acervo de dados será disponibilizado ao leitor para facilitar o entendimento sobre as particularidades do atual semi presidencialismo francês.
O nosso estudo também objetivou resgatar os principais acontecimentos históricos, os fatos mais relevantes e os principais atores envolvidos.
Enfocamos, em nossa pesquisa, todos os Presidentes franceses desde a Segunda República, chegando aos últimos mandatários que presidiram o país, durante a Quinta República. O leitor terá, portanto, uma visão aprofundada sobre a evolução do sistema de governo francês, nos últimos séculos. A obra traz presente, passado e discussões sobre o futuro do semi presidencialismo na França, sendo, assim, de grande interesse para as pessoas que convivem com o tema e para aqueles que desejam conhecer de perto um dos modelos políticos mais antigos e tradicionais do mundo.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro História do Semi Presidencialismo Francês: da Revolução Francesa aos Coletes Amarelos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro História do Semi Presidencialismo Francês: da Revolução Francesa aos Coletes Amarelos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro História do Semi Presidencialismo Francês: da Revolução Francesa aos Coletes Amarelos
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Galegos nos trópicos Invisibilidade e presença da imigração galega no Rio de Janeiro (1880-1930) (História)
- Todos contra todos: O ódio nosso de cada dia
- Cantos de Destruição: Seis Textos Introdutórios à História Política e Militar
- Nefertiti no Brasil (Tomas Antonio Gonzaga Livro 17)
- Josué Guimarães nas trincheiras femininas
- História Social da Psicologia
- Linguística histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas (Na ponta da língua Livro 12)
- Guerra: O horror da guerra e seu legado para a humanidade
- Alexandre, o Grande (Encyclopaedia)
- Guerras Chinesas
- Polifonia Cultural em Ponto e Contraponto: “Acordes Historiográficos” Entre Alguns Conceitos Teóricos Possíveis
- Corrupção e poder no Brasil: Uma história, séculos XVI a XVIII